O 'Xerife' da Comenda também tomava nota diária da meteorologia

 


O que estão ver é o registo meteorológica da Comenda algures em 1991, anotado meticulosamente, todos os dias, por António Antunes Camilo, o 'Xerife' da Comenda, assim chamado por ter sido o regedor da aldeia.

O Ti Tonho Antunes era mestre na arte das bicicletas e a sua oficina passou agora para as mãos do filho, Gregório 'Peck' Brites. Foi ele quem esta manhã me deu a conhecer estas extraordinárias anotações colhidas no aparelho que existia na Alameda das Tílias.


Esta ficha é já uma evolução da primeira e regista o sentido do vento, a sua velocidade e também a quantidade de chuva diária. O próprio Peck na ausência do pai chegou a fazer o registo. A pluviosidade era medida colocando a água da chuva colhida pelo aparelho num recipiente com as medidas necessárias. Não se fazia registo de temperaturas mas António Antunes Camilo registava o estado do céu: L (limpo), MN (Muito Nublado) ou PN (Pouco Nublado).


Os registos são relativos a várias décadas e estão ao cuidado de Gregório Peck, o filho que prolonga a arte do pai na sua oficina, onde esta Zundap ressuscita para a vida nas estradas.

Contributo de Jorge Graça :

"O aparelho que existia na avenida das tílias, repondo a verdade histórica, o aparelho que existia no Vale das Pombas, era assim que se chamava aquele lugar. O lugar escolhido para colocar o aparelho de meteorologia não foi pacífico, pois era ali que se disputavam os grandes jogos entre turmas. O Prof. Monteiro era o árbitro e muitas vezes também entrava em jogo. Ele de um lado e o Prof. Grilo de outro. Aquele lugar era o nosso campo de futebol da Escola da Comenda. Uma vez por semana a rapaziada se juntava no Vale das Pombas, o Prof. Monteiro fazia as equipas e toca de jogar futebol. Eu e o Jorge Branco na turma das raparigas da Prof Maria Luísa  chegávamos sempre atrasados já o jogo decorria o que obrigava a uma paragem técnica, e lá íamos para uma equipa. O tal aparelho de meteorologia veio roubar-nos uma boa fatia do nosso campo, com muitos protestos nossos. O Prof Monteiro dedicou uma aula a explicar as vantagens para a agricultura do dito aparelho o que acalmou os ânimos. Lembro que o campo de jogos de futebol da Comenda já foi no espaço onde foi construída a IFAL e onde é hoje o espaço dedicado às empresas que se queiram instalar na Comenda. Depois disso mudou para onde é actualmente."

Ricardo Branco informa que a estação udográfica/udométrica da Comenda continua ativa e que os seus dados continuam a ser recolhidos de forma sistemática embora ainda manualmente e não automaticamente. A estação está em funcionamento desde 1 de Outubro de 1956.