Nisa, através de duas reportagens do canal Now, conduzidas pela minha amiga Cláudia Rosenbuch, jornalista nascida na escola do 'Matosinhos Hoje', está a ser notícia nacional graças ao seu novo tanque dos peixinhos que custou mais de 200 mil euros e a outras cenas que desabaram sobre o novo presidente da Câmara, José Dinis Serra.
Mas não é só Nisa que tem o seu tanque de peixinhos.
A Comenda também tem.
É mais pequeno e não tem peixinhos, é certo.
Mas, instalado no jardim Manuel de Jesus Duarte, certamente não custou um balúrdio e não é motivo para termos por aqui a Cláudia, se bem que seja bem vinda.
Comentou LUÍS GUEDELHA;
"O tanque hoje não tem peixinhos mas já os teve. Os primeiros peixinhos alguns vermelhos que entraram na inauguração deste tanque foram apanhados por mim na barragem da Açudaça quando lá trabalhei na cooperativa.Foram trazidos pelo meu pai e entregues ao Manél Lérias. Aqui a visão do Lérias falhou no feitio do lago. Eu aqui neste tanque tipo laguinho faria um pequeno alusivo ao nosso Castelo Cernado assim mantinha a história ou a lenda, depende como lhe quiserem chamar. É uma vergonha , vergonha mesmo não termos nada a dizer ou mostrar num largo , rotunda ou praça da Comenda sobre o tal castelo o qual nascemos a ouvir falar dele e morremos do mesmo modo. Partam a porcaria deste tanquinho e façam um lago um pouco maior com uma miniatura dum Castelo cercado de água e com peixinhos. Na placa de identificação: Em memória do nosso castelo Cernado."
