Cycles Special Comenda AAC, uma marca de bicicletas que fica para a história

 


Já todos perceberam que este é um espaço aberto a qualquer contributo que sirva para enriquecer a história da Comenda e das suas gentes, bem como de toda esta região do país. A propósito do 'nosso' Gregório Peck Brites, os contributos de Jorge Graça e de Duarte Nuno Tapadas merecem ser transplantados da caixa de comentários para aqui, para memória futura.

O símbolo que estão a ver diz respeito às bicicletas Cycles Special Comenda, produzidas nesta aldeia por Ti Tonho Antunes, pai do Gregório Brites.

Diz o Duarte Nuno:

"O Ti Tonho Antunes chegou a fazer/montar bicicletas com marca própria. Ando a tentar encontrar uma dessas. Apenas consegui uma chapa de testa oferecida pelo Gregório. Por acaso bem bonita.
AAC - (António Antunes Camilo) - Cycles Special - Comenda."

Acrescenta o Jorge Graça:

"As bicicletas são um bichinho que o Gregório herdou do pai, o Ti António Antunes. O Ti Antunes tinha uma oficina na rua do Mija em Pé, a seguir à Taberna do Possidónio, ali arranjava as bicicletas. Eram bicicletas por todo o lado, pois nessa altura nos idos anos 60 era o meio de transporte de muitos comendenses era esse. Era nas bicicletas do Ti Antunes que se aprendia a andar de bicicleta, alugadas à hora, claro que 1 hora por vezes davam 2 horitas. Deixava-se a bicicleta à porta e abalava-se a correr, mais tarde lá vinha o raspanete... nunca mais te alugo uma bicicleta... Claro que nunca cumpria a sentença o Ti Antunes era boa pessoa. O "Xerife" como amistosamente lhe chamávamos, pois era ele que chamava a autoridade para resolver contendas na função de Regedor. Foi todo esse saber de gostar de transformar e tratar bem as bicicletas que o Ti Antunes legou ao Gregório e ainda bem."