Um grande da Comenda: António Antunes Camilo

 


António Antunes Camilo, pai do nosso 'Peck' Brites, foi uma das grandes personalidades da freguesia de Comenda no século XX.

Ei-lo em pose, como presidente da Junta de Freguesia de Comenda, em 1958, numa notícia do boletim da Casa do Alentejo.

Na altura acompanhavam-no na junta de freguesia António Rodrigues Nunes Canha, como tesoureiro, e Manuel Tomé Chamiço, como secretário.

No lote das obras realizadas, o então "regedor" da Comenda tinha a construção do edifício escolar, as pontes sobre a Ribeira da Venda nessa época ainda dita da Salgueira, um fontanário e lavadouro no Vale da Feiteira, o alargamento de algumas ruas e caminhos e a obra em curso de captação de água para abastecimento público. No caderno de encargos estava a construção de um novo cemitério, a estrada entre a Comenda e Tolosa com ligação a Nisa, a ampliação do lavadouro público, o calcetamento de algumas ruas e o alargamento da rua de acesso à igreja.

Como aspiração máxima, António Camilo, também ele um empresário multifacetado que até criou uma marca de bicicletas, tinha a "necessidade imperiosa" de dotar a Comenda de energia elétrica. O que não iria tardar.