A Praça vai ter bancos circulares, jardim e duas mesas para convívio

 


Rita Pereira e João Durão, arquitetos com a sua empresa sediada na Comenda, são os autores do projeto de requalificação do Largo dr. Alves Costa (benemérito de relevo da Santa Casa da Misericórdia de Gavião) e também Praça professores Manuel Monteiro e Maria Manuel Morais, uma centralidade da nossa aldeia que nos últimos anos perdeu dinâmica. Um local que durante muitos anos os comendenses conheceram simplesmente por "A Praça", sendo por aqui e no Largo dr. Cerejeira que decorriam as festas de setembro.


Com um conceito de plataforma única, sem elevações, o projeto passa pela eliminação das casas de banho públicas (que irão para outro local) e da cabina telefónica e pela criação de uma zona de convívio, com a instalação de duas mesas e bancos que possam exatamente também potenciar esses momentos.


Os arquitetos optaram por criar apenas dois grandes bancos circulares, um aberto e o outro fechado à volta de uma zona ajardinada e pela pantação de um par de novas árvores. O projeto inspira-se em alguns modelos já devidamente testados com sucesso (por exemplo, na cidade espanhola de Badajoz) e embora privilegiando a circulação pedonal não elimina a circulação automóvel, criando mesmo dois lugares de estacionamento para os residentes. Os arquitetos aconselham a criação de uma lomba na rua adjacente, de forma a dissuadir velocidades altas neste local que se pretende ver revitalizado.


O presidente da Câmara de Gavião pretende também que a autarquia adquira uma casa que ali se encontra em ruínas com um fim ainda não definido mas sobretudo com o objetivo de retirar ruído visual visual à futura praça ajardinada.



Esta será a primeira obra do mandato de António Severino na Comenda a que só será necessário avançar agora para o terreno pois o financiamento (50 mil euros) está garantido.

Isto quando a autarquia já procedeu a adjudicação direta para o projeto de execução de um coletor de águas pluviais noutro largo da Comenda, o Largo Padre Horácio. Um projeto no valor de 8 mil euros.