Corria o dia 28 de maio de 2001 quando foram inaugurados a piscina infantil e também o arranjo paisagístico do parque de merendas da Ribeira da Venda. Eram então presidente da junta de freguesia de Comenda Manuel Morais e presidente da Câmara Municipal de Gavião Jorge Martins. Na imagem está também João Galinha Barreto, na altura governador civil de Portalegre. O momento está assinalado por uma placa à entrada do Parque de merendas.
José Sócrates era na altura ministro do Ambiente e aqui esteve também para assinalar a eliminação de duas lixeiras, uma delas não muito distante da Ribeira da Venda.
A empreitada durou oito meses e teve um custo que rondou os 100 mil, tendo tido o suporte parcial do Ministério do Planeamento e Obras Públicas.
Na altura estava previsto construir no espaço imaginado por Manuel Lérias um parque de campismo.
Curiosamente, hoje António Severino, novo presidente da Câmara de Gavião, espera por um novo plano de arranjo paisagístico e deseja ali instalar uma área de autocaravanas.
Recorde-se que o parque de merendas teve a sua área praticamente aumentada para o dobro graças a uma aquisição concretizada no final da presidência de José Pio, num processo que teve a mediação do então vereador Rui Paulino. Foi também nos mandatos de José Pio que, em 2021, ficou construída a piscina de adultos deste espaço.
Sem esquecer que está quase concretizada a pavimentação do acesso às piscinas, obra lançada em setembro do ano passado.



