A Comenda tem várias virtudes e uma delas é estar próxima da Linha do Leste - para a estação da Chança chegam 20 minutos de percurso a pisar ovos.
Foi o que fizemos. É pena a estação estar fechada e nem um banco ou uma casa de banho ter ao serviço. Mas a paisagem é boa e deu para ver as cegonhas na ruína do olival.
O comboio vindo do Entroncamento chegou na hora (10.20) e é o primeiro de dois do dia na direção de Badajoz. É uma automotora Allan de 1956 mas recondicionada em 2002 nas oficinas da CP do Porto. Tem capacidade para 94 lugares sentados e íamos cerca de duas dezenas. Bem quentinhos enquanto a paisagem do Alto Alentejo desfilava.
Crato, Portalegre (onde há funcionário da CP e movimento de passageiros), Assumar, Arronches, Santa Eulália, Elvas e Badajoz à vista. Uma hora e meia que passa depressa e em conforto.
Chega-se a Badajoz sobre a uma hora espanhola e sobra tempo para compras e passeio pois o último comboio para o Entroncamento só arranca às 19.40.
Às 20 horas portuguesas estávamos de regresso à Chança e chegamos a casa ainda à hora do Telejornal.
É uma sugestão que aqui deixamos. Muito boa experiência, para repetir mais vezes.
A estação de Badajoz, super nova, fica a 20 minutos a pé do centro da cidade mas há autocarros (todos eléctricos). A não perder uma visita à alcazar do castelo.