O menir de Meada está a poucos tiros de mosquete da Comenda. Trinta minutos de carro e estamos lá, já no concelho de Castelo de Vide,
O monumento mede 7,52 metros e perdeu 20 centímetros quando foi reerguido, há 30 anos, graças ao apoio do Município de Castelo de Vide, à iniciativa do arqueólogo Jorge Oliveira e ao trabalho de artistas da arte da cantaria e da construção - de que é exemplo maior o senhor que se segue.
Manuel Graxinha, natural do Escoural, foi o homem que arquitetou a reereção deste possante bloco de granito que se encontrava fraturado. Também ele, tal como Jorge Oliveira, voltou ao 'local do crime', para confirmar o que disse no momento em que o menir voltou a estar a apontar para o céu, respondendo a um comentário que vaticinava a queda do mesmo durante a hora de almoço: "Vai estar assim muito tempo".
Já se passaram 30 anos e o mais antigo menir da Península Ibérica, de 15 toneladas de peso, erguido há mais de cinco mil anos, continua firme e hirto.
Castelo de Vide é um município singular porque aposta há muitos anos no património arqueológico. O seu presidente, António Pita, é arqueólogo, o que também ajuda.
Este menir é apenas um exemplo de tudo o que tem sido feito num concelho que hoje tem um potencial de atração enorme. Com outubro a correr, vimos em Castelo de Vide vários grandes grupos de turistas estrangeiros a apreciar a beleza da vila e também a arte contemporânea que por ali está espalhada.
Gavião está a anos luz de Castelo de Vide mas também não tem a riqueza patrimonial, pelo menos de forma tão concentrada, desta vila do norte alentejano que se prepara para apresentar a sua nova carta arqueológica.
Há caminho para percorrer no nosso município e Castelo de Vide é um bom exemplo a seguir. O património e sobretudo a sua valorização e conservação é um ás de trunfo para quem quer vencer na mesa muito competitiva do turismo - sem qualquer dúvida um dos caminhos a seguir por uma região tão gravemente deprimida do ponto de vista demográfico.
O maior menir do mundo é para Castelo de Vide uma 'carta' muito alta, sem dúvida, mas Gavião também trunfos na área do megalitismo, sobretudo na freguesia de Belver, Antes que seja tarde.