Assembleia de Freguesia de Comenda aprovou orçamento para 2026

 


A Assembleia de Freguesia de Comenda, presidida por Lúcio Rente, aprovou hoje o orçamento para 2026, que será de 169 mil euros, a que se irão somar em abril mais alguns milhares resultantes do saldo positivo hoje de 92 mil euros.

O orçamento foi aprovado com os votos dos eleitos do Partido Socialista e com as abstenções de dois dos três eleitos pela CDU.

Rui Vieira, candidato à presidência da junta derrotado apenas por 18 votos, quis felicitar toda a equipa socialista pela vitória e desejou que o novo executivo tenha por lema "Comenda, Comenda, Comenda".


"Não vamos ser parte do problema mas parte da solução", fez questão de afirmar, empenhado em trabalhar "para uma Comenda mais rica, dinâmica e saudável".

O antigo presidente da junta de Comenda quis também perceber como estão distribuídas as responsabilidades no executivo. "Não é muito normal todo o executivo pronunciar-se em ambiente de assembleia de freguesia", apontou.


"Somos uma equipa", respondeu Manuel Apolinário. "Vamos trabalhar em conjunto", acrescentou Ricardo Flores.

O executivo deu conta também da sua atividade desde que tomou posse, sendo que nos últimos dois meses foram passados nove atestados de residência, com a junta a receber em dezembro 475 euros dos CTT e 95 cêntimos de fotocópias.

A assembleia serviu também para aprovar um novo regimento que muda estas reuniões para as 20.30 de sexta-feira.

Pela parte do público - estiveram presentes nove pessoas -, Andreia Gaspar e Cláudio Barreiros, ambos candidatos nas listas do PSD nas últimas autárquicas, elogiaram fortemente os primeiros meses de trabalho do novo executivo. "Vejo ambição ", disse o segundo, que foi candidato à Assembleia Municipal de Gavião, onde já teve assento.


Jorge Branco também pediu a palavra para desejar boa sorte ao novo executivo e para dizer que urge apostar mais na cultura, colocando o Clube Castelanense à disposição do executivo da junta.