A Rua do Montinho da Comenda

 


É uma das ruas da Comenda com menos 'números de polícia' (contamos 4): a Rua do Montinho, a primeira à direita para quem entra na Comenda vindo de Gavião, alinhada com o depósito de água.

Uma rua com novos moradores e que confronta também com alguns terrenos, exibindo estes robustos portões tão caraterísticos desta parte do país. Neste caso, um FC Porto-Sporting!

Tal como um pouco por todo o país, as defesas estão em alto em alguns muros, como é o caso deste muro 'ameado' por vidros, também não aconselháveis a gatos.

A rua tem poucos metros de asfalto e segue-se um caminho que contorna a aldeia pelo lado poente. Que proporciona um pequeno mas belo passeio, apreciando, por exemplo, esta diversidade vegetal, com destaque para as oliveiras e os típicos catos que na sua época dão um belo fruto.

Já que falamos em gatos, aqui fica um em descanso sob o arame farpado, vendo-se ao fundo o casal de cegonhas que não migrou e ocupou o telhado da igreja paroquial da Comenda.

Já agora, o nome montinho deriva da palavra monte, Uma das mais 18 mil palavras de origem árabe incorporadas no português e que se lê mawtin, significando, segundo o dicionário de Adalberto Alves, edifício central de uma herdade do Alentejo que, por vezes, se resume à habitação do caseiro ou então é uma referência à herdade no seu conjunto.