Águas do Alto Alentejo detetou mais de 100 situações de "roubo" de água

 


A Águas do Alto Alentejo, que serve dez dos 15 municípios do distrito de Portalegre, fez hoje um balanço do seu Projeto de Eficiência Hídrica, que diz encontrar-se "em velocidade de cruzeiro, com resultados que refletem um trabalho contínuo de boa gestão da água".

A AAA, que tem como vogal do conselho de administração o presidente da Câmara Municipal de Gavião, tem 500 km de rede de água cadastrada (equivalente à dimensão de Portugal) e já conseguiu substituir 30.000 contadores num total de 40 mil.

Graças a este projeto, 680 fugas foram reparadas por pesquisa ativa (fugas que não se identificam à superfície) e 102 ilícitos foram detetados e eliminados. Com isto, ocorreu uma redução de 400 mil m3 de água comprada à Águas do Vale do Tejo.

"A missão mantém-se: poupar cerca de 10 mil milhões de litros de água potável, o equivalente a 4.000 piscinas olímpicas", refere a empresa intermunicipal, que entra no seu terceiro ano de atividade em Alter do Chão, Arronches, Castelo de vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, PontedeSor e Sousel.