Tarde inglória ontem do Clube Gavionense no Estádio Municipal de Portalegre: uma derrota por 2-0 frente ao Portalegrense SAD mas com dois penáltis desperdiçados pela equipa dirigida por Fernando Moura. A equipa gavionense jogou toda a segunda parte com dez elementos - por expulsão do ponta de lança Tiago - mas demorou a cair.
Eis o momento decisivo do jogo, quando no início do segundo tempo Rivaldo não consegue converter esta grande penalidade e Anselmo também não logrou concretizar a recarga. Seria o empate a uma bola.
O Portalegrense viria a marcar o seu segundo golo no decorrer do segundo tempo e de...penálti. Já num momento em que o guarda-redes gavionense, João Rosa, se assumia como a figura do jogo.
A equipa gavionense entrou muito bem na partida frente a um adversário credenciado, alinhando com uma defesa com três centrais: Sérgio, Gomito e o capitão Duarte Basílio. Na frente, Rivaldo, Tiago e Anselmo faziam as depesas, suportados num meio-campo assente em dois pilares: Bexiga e Vítor.
O Portalegrense marcou cedo mas o Clube Gavionense não se deixou abalar e Bernardo Bexiga teve oportunidade para igualar da marca da grande penalidade, conforme podem apreciar na imagem acima.
Foi sempre mais forte o assédio do Portalegrense (na imagem, Sérgio a tentar captar uma bola alta) mas a equipa de Fernando Moura foi conseguindo gradualmente chegar à área contrária.
Mesmo a terminar a primeira parte, o tal penálti desperdiçado e logo a seguir a expulsão de Tiago, por palavras dirigidas ao árbitro. O avançado brasileiro tem sido um verdadeiro reforço da equipa e a partir desse momento esta ficou desfalcada no seu ataque.
No segundo tempo, o jogo recomeça praticamente com mais uma grande penalidade baldada pela equipa de Gavião, desta vez com Rivaldo a não conseguir bater o guarda-redes adversário e com este a negar a recarga a Anselmo.
Anselmo que foi sempre um quebra-cabeças para a defesa portalegrense. O extremo angolano de 19 anos está a tornar-se um caso sério.
Excelente jogo também do lateral direito Leo, que vemos aqui rodeado por três adversários.
No outro lado da defesa, Victor Romero também deu o litro e aqui o temos com o brasileiro Victor logo atrás, este último em afirmação agora no sector intermediário do Clube Gavionense.
O Clube Gavionense é o último da sua série na Taça Comendador António Costa e no próximo fim de semana joga em Elvas. Jogo decisivo. Se perder, na abertura da segunda volta desta competição, fica fora do apuramento para a final. Se vencer, reentra na corrida.
A equipa está equilibrada, não tem muitas soluções no banco, é certo, mas os sinais que está a dar são extremamente positivos. No regresso ao campeonato, no final do mês em curso, tem tudo para manter a pedalada que apresentou até aqui.

.png)