O Auchan que nunca mais aparece, as zonas industriais fantasma e a plataforma logística que se foi

 


Este cartaz, como todos sabem, esteve alguns meses no terreno que a Câmara Municipal de Gavião já licenciou para uma loja da cadeia Auchan, onde um empresário pretende também construir apartamentos para aluguer.

Há dois meses tivemos a notícia de que a obra estaria prestes a arrancar mas foi rebate falso. O verão está aí a correr e não há sinais de obra. Nem notícias oficiais sobre este caso que até motivou uma assanhada e inédita assembleia popular.

O mesmo acontece com a anunciada zona industrial da Atalaia, cujos terrenos numa primeira fase foram dados como vendidos pela Câmara mas...não. O empresário que aí queria instalar mais que uma unidade industrial da área dos alumínios parece que continua à espera de financiamento público. Nem vamos falar também da malfadada zona industrial de Comenda...mas a verdade é que para esta nos últimos anos nada foi prometido.

Outro caso que parece perdido é o da central fotovoltaica do Polvorão. A Câmara de Gavião já recebeu cerca de 1,5 milhões de euros do Fundo Ambiental mas o projeto está a marinar num tribunal administrativo - parece sina por aqui pois o mesmo aconteceu com o supermercado...

Definitivamente perdido está o projeto da grande plataforma logística para Domingos da Vinha. O agente imobiliário que exigiu ter boleia para Gavião desde a estação do comboio deixou a autarquia com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Bem, pelo menos os proprietários envolvidos legalizaram alguns dos seus terrenos.

Não é fácil atrair investimento para o interior mas também é preciso ter azar.

Já agora, uma pergunta: a 24 dias do Beat Fest, quando começam a divulgar o cartaz?