Três cotovias com muito orgulho no legado deixado à Comenda

 


Alzira, Maria e Lizete exibem com orgulho, no jardim Manuel de Jesus Duarte, uma foto de As Cotovias da Comenda, o grupo de danças, cantares e outras artes fundado pela mão do padre Horácio.

As memórias desses grupo que teve uma existência por vezes intermitente permanecem em todos que conheceram a sua atividade - uma atividade que promovia o envolvimento de quem participava e que também proporcionava bons momentos de entretenimento e cultura à comunidade.

Há alguns dias, estivemos na casa de Maria Flores e tivemos o prazer de assistir a algumas das performances do grupo que se integrou em 2009 no Orfeão da Comenda e que ainda esteve em atividade uma mão cheia de anos, neste que foi o seu último período de atividade. Período no qual se dedicou ao teatro de números, com tudo escrito, encenado e também interpretado por Maria Flores.


As Cotovias foram criadas em 1953 pelo padre Horácio Nogueira e este foi ele o regente do mesmo, numa altura como coro infantil que foi evoluindo, com As Cotovias a animarem posteriormente muitas marchas populares.

O padre Horácio era professor de música e um excelente executante de acordeão. Foi um pároco que teve uma passagem breve pela Comenda mas que aqui deixou um precioso legado, também com expressão no livro 'Estrela da Planície', um livro maravilhoso que é também um documento histórica sobre o que era a nossa aldeia em meados do século XX.