2023 da Comenda foi um ano com muito para contar

 


Está a terminar o ano de 2023 e o balanço que se pode fazer é que foi muito positivo e animado em Castelo Cernado/Comenda.

Ainda não foi este ano que descobrimos o tal castelo - ou similar, assinalando o coração da antiga Comenda de Belver - mas ninguém pode dizer que por aqui se morreu de tédio.

Ao nível institucional, este foi um ano marcado pela regularização da posse, através do município, dos terrenos da Ribeira da Venda (com expansão dos mesmos) e que ficou marcado pelos festejos do 25 de abril aqui mesmo, o que aconteceu pela primeira vez.

Ao nível associativo, vimos o Orfeão da Comenda/Estrela da Planície desenvolver um programa pleno que passou pelo Concerto da Primavera, pelo assinalar do seu 30.º aniversários e por digressões a Naval Moral de La Mata (Espanha) e a Fronteira, para além da tradicional Noite de Fados e do Concerto de Natal com preséio vivo. A ADIC, pelo seu lado, brilhou na organização das festas de Nossa Senhora das Necessidades e também nos encontros de jogos de tradicionais e nos passeios de motorizadas, aqui também com a mão do clube Motas do Castelo. O Clube Castelanense, por seu lado, também deu sinais de vida e promoveu um curso de poda e um almoço de aniversário, enquanto o Clube de Pescadores e Caçadores renovou a sua sede. Este também foi o ano marcado pelo início de aulas de Yoga na Comenda, iniciativa de Ana Basílio.

Um dos momentos do ano acabou por ser a granizada que caiu por alturas das Festas de Nossa Senhora das Necessidades, um dia depois de uma visita surpresa de Luís Montenegro, líder do PSD, à Comenda.



Quanto a este blogue que seguem, 2023 foi um ano absolutamente espetacular, com a audiência que podem apreciar no gráfico, que nos dá conta de quase 170 mil visualizações no ano que está a findar.

Votos de bom 2024 para todos os que nos seguem.