Estado maior do PSD veio à Comenda e Montenegro pagou bilhete para ver garraiada (e não quis o troco)

 


Não é todos os dias que um líder nacional partidário visita a Comenda mas Luís Montegro, líder do PSD, passou por aqui e por aqui esteve umas duas horas.

Não restam dúvidas que o PSD quer apostar algumas fichas na Comenda e em Gavião, nas autárquicas de 2025, sob a liderança de Vítor Filipe, o atual vereador que se encaminha para ser de novo o candidato a presidente da Câmara Municipal de Gavião.

Nas últimas autárquicas, o principal partido da oposição a nível nacional ficou a 600 votos do Partido Socialista, que reelegeu José Pio, e não conseguiu mesmo superar o resultado da CDU, com esta coligação liderada por Rui Paulino a conseguir mais 91 que os 'laranjas'. Um resultado ( ) muito aquém do conseguido em 2013, quando Jorge Martins passou, após um longo mandato, o testemunho a José Pio - aí, o PSD reuniu 858 votos (32,72%), elegendo dois vereadores.

Isto foi só para dar um pouco de contexto, a propósito da certeza que temos de que Gavião (e a Comenda por consequência) estão na agenda das autárquicas para o PSD, tanto mais que José Pio também vai ter de passar a pasta, por limitação de mandatos. No PS já se adivinha quem poderá ser o sucessor (o vice-presidente António Severino, líder da concelhia e para já com apoios sólidos) mas não se pode descartar, por exemplo, uma potencial candidatura de Martina de Jesus, atual presidente da junta de Belver - a contagem de espingardas irá começar a acontecer no próximo ano!

Mas o que para já interessa é relevar a passagem de Montenegro e do seu staff pela Comenda, a convite de Vítor Filipe e no início do seu périplo pelo Alto Alentejo, onde andou a "sentir Portugal".


Montenegro chegou e a primeira conversa que teve foi com os nossos ilustres comendenses Belisário, Zé 'Russo' e Artur, com este último a suscitar a particular atenção do líder do PSD por estar com um boné do FC Porto, também o clube de Luís Montegro e, já agora, igualmente do pároco da Comenda.

Depois de alguns cumprimentos junto ao largo de O Choupinho, Montenegro abancou no Café do Zé Carlos na companhia de Hugo Soares, o seu braço direito, e de Rogério Silva, presidente da distrital de Portalegre do PSD e presidente da Câmara de Fronteira.

Seguiu-se uma passagem pelo recintos das festas e, claro, a garraiada. Montegro fez questão de pagar com uma nota de 5 € o ingresso de 3,5 euros e não quis o troco.

Já sabemos como são estas ações mas fica o registo. Não é todos os dias que um líder partidário passa pela Comenda e pára aqui para dois dedos de conversa e para sentir a grande festa da Comenda.