Num ponto da situação feito esta noite, a Câmara Municipal de Gavião anunciou a destruição do passadiço do Percurso Pedestre 8 ROTA DA SIRGA (6 quilómetros com quase metade em passadiço) e a destruição parcial do PR 1 do Alamal (na imagem).
Note-se que a acontecer está será a segunda recuperação dos passadiços do PR 8, destruídos por uma cheia não muito distante no tempo e completamente recuperados em 2025.
Só a recuperação destes passadiços pode elevar a fatura acima do meio milhão de euros!
Mas o prejuízo não se fica por aqui. O município dá conta ainda da destruição total das infraestruturas da praia fluvial do Alamal, da destruição do primeiro piso do Animal River Clube (equipamento do município que está concessionado) e do bar do Alamal (também da Câmara).
A proteção civil municipal, coordenada por Bruno Marques, registou ainda 58 quedas de árvore, oito colapsos em edifícios, três inundações, 17 movimentos de terra e pedras e a queda de dois cabos elétricos.
O prejuízo total será de elevada monta e sabemos que a autarquia já está a trabalhar no sentido de beneficiar dos fundos e programas que o Governo já anunciou para a recuperação de equipamentos e estruturas como consequência do ciclone e das cheias.
A resposta às várias ocorrências foi coordenada pelo Gabinete Municipal de Proteção Civil, em articulação com os restantes serviços do Município, nomeadamente a Divisão de Obras e Serviços Urbanos, o Gabinete de Ação Social e o Gabinete Técnico Florestal, bem como com os Bombeiros de Gavião, as Juntas de Freguesia do Concelho, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, a Santa Casa da Misericórdia de Gavião e a GNR.
"Não estando reunidas as condições de segurança necessárias, apela-se à população para que não se desloque para os locais afetados, nomeadamente para as zonas ribeirinhas junto ao Rio Tejo", refere a autarquia.
A Câmara apela ainda à adoção de comportamentos de autoproteção, evitando situações de risco, designadamente a circulação e o estacionamento em zonas suscetíveis a inundações.
"Todos os serviços do Município, encontram-se mobilizados e em permanente articulação, acompanhando de perto a evolução da situação meteorológica e colocando sempre a segurança das pessoas como prioridade", conclui a comunicação.



