A Comenda em 1941 parava no Largo do Choupinho

 

Foto Arquivo Digital e Imaterial da Comenda

Como era e como é a Comenda não depende apenas das nossas memórias ou de fotografias como esta (que ilustra da rua principal da aldeia).

As cartas militares também nos podem dizer muito.

É o caso desta carta militar do hoje Centro de Informação Geoespacial do Exército, desenhada em 1941, ou seja, há mais de 80 anos. O tempo de uma vida.

Atentem no que o tempo de uma vida pode mudar, sendo certo que na década de 40 a Comenda crescia até atingir o seu apogeu populacional no final da década precisamente de 40, quando tinha 2.263 habitantes. De então para cá foi sempre a cair, até aos 691 residentes  apurados pelo Censos 2021.

Curisamente, o que hoje conhecemos por aldeia de Comenda nesta época que começa a ficar remota era apenas Castelo Cernado. A Comenda era outra - isto é, o atual sítio do Vale do Grou, onde esta carta e ainda nos dá conta de duas casas junto da igreja (o outro núcleo é relativo ao monte da herdade).

Só aqui vemos retratada parte de Castelo Cernado (o restante está noutra carta que não conseguimos adquirir) e dá para perceber bem que a hoje rua Dona Delfina Pequito Rebelo terminava no atual largo do Choupinho (a escola primária ainda não estava feita e a zona a norte era o Estacal).

Nesta carta também conseguimos ver que a atual rua Dr. Freitas Martins, mais em baixo, na transversal da rua principal (que corre no eixo norte-sul), era também um arruamento com boa densidade habitacional, acima do registado nas ruas 25 de Abril e Robinson.

Curisamente, quando se caminhava para o pico populacional esta parte da Comenda ainda estava longe da dimensão habitacional da  Comenda/Castelo Cernado que hoje conhecemos, sobretudo no que se reporta à continuação da rua principal para norte e também ao prolongamento nesse sentido das ruas Robinson e 25 de Abril.

FERNANDO MARTINS OLIVEIRA COMENTOU:

'Maravilha de foto, é a imagem que tenho 66 anos volvidos, à esquerda o 'ti João Cortez' tinha a taberna/ mercearia/ padaria, era dali que os montes das Polvorosas, Polvorão e outros eram abastecidos através duma carroça puxada por uma mula, do lado direito onde está a bicicleta era a taberna da 'ti Maria da Beira' mãe do amigo 'Zé PávazSerra' (só os da minha infância se lembram), depois a barbearia do ti 'Clanite', Comenda terra de anechins...(o nome era Herculano Silva, excelente barbeiro e costureiro) as primeiras calças ay boca de sino que tive foi ele que mas fez, a mãe Rosa Martins não gostou muito, 1966. "