O drama demográfico da Comenda e de quase todo o interior de Portugal

 


Com a devida vénia ao Ricardo Branco.

"Pela sua actualidade e dureza dos números, recupero aqui uma análise publicada há precisamente dez anos, a propósito do resultado dos CENSOS 2011:


“E quando a terra ficar deserta?


E se de repente a Terra perder a sua Gente e ficar deserta? Levantar esta questão hoje [01 Set. 2011] faz talvez pouco sentido para muitos de nós, mas se atendermos ao que tem sido o lento mas impiedoso processo de desertificação desta região “interior” do país, facilmente concluiremos que não se trata de uma miragem apocalíptica, mas tão somente de uma tendência fundada que dentro de três décadas se consumará.


A Freguesia da Comenda no seu auge demográfico chegou a contar com 2.263 residentes na década de 50, distribuídos por 11 povoados dispersos. Em 2001, este número tinha decaído para os 982 residentes concentrados apenas em 4 povoados: Comenda, Ferraria, Vale da Feiteira e Vale de Junco. Embora estes números, por si só, não tenham qualquer significado, se olharmos para a sua evolução entre 1950 e 2011 verificamos que o decaimento demográfico tem sido absolutamente linear e isto sim é surpreendente e simultaneamente preocupante.


Fazendo uma extrapolação desta tendência verificamos facilmente que a Freguesia da Comenda, no seu conjunto, perdeu em 60 anos quase 1.400 habitantes [actualmente representa uma quebra demográfica de 70%], pelo que a manter-se a mesma cadência no decaimento demográfico (cerca de 25 habitantes por ano), significaria que em 2040/50 não restaria vivalma nesta terra singular do planalto Alentejano. Se nada for feito, passaremos à história como tantas outras aldeias fantasma que um dia tiveram a sua gente, os seus saberes, as suas tradições, em suma a sua cultura.


Para os mais incrédulos deixo a minha previsão para a próxima operação censitária a realizar em 2021 – nessa altura os habitantes residentes na freguesia serão pouco mais de 650 [confirmaram-se 695 residentes, i.e. a Freguesia com a quebra mais acentuada no concelho de Gavião, de -22%, ou seja perdeu ca. 200 hab. na última década], dos quais cerca de metade viverão na Comenda!


Para os outros que acreditam que podem fazer a diferença e ajudar a inverter esta tendência, há que pôr mãos à obra criando mais oportunidades de desenvolvimento local, valorizando o nosso património humano e cultural ainda existente e acima de tudo incentivando o crescimento sustentado da natalidade."

PS - O Censo 2021 apurou 691 habitantes na freguesia de Comenda. Ou seja, o Ricardo Branco acertou. Às vezes não é bom estar certo.