Graciosa Chambel: "Trabalhei com pessoas excecionais"

 


Graciosa Chambel cumpriu a sua missão como vereadora da Câmara Municipal de Gavião e participou esta semana na sua última reunião de Câmara. Num discurso muitas vezes embargado pela emoção, a vereadora disse ser o tempo de testemunhar a sua gratidão.

"Foram oito anos em que tive o privilégio de trabalhar com pessoas excecionais e cabe-me aqui referir os chefes de divisão e todos os funcionários do município que muito me ajudaram e sem os quais pouco poderia ter feito", começou por dizer a vereadora que teve o pelouro da educação.

"Quando fui convidada por José Pio e António Severino, confesso que não foi fácil aceitar de imediato mas algumas conversas depois percebi que tal podia corresponder às minhas competências. Aceitei, embora receosa, o desafio. E desde logo tive o maior voto de confiança do senhor presidente ao receber os pelouros da habitação, ação social e biblioteca, aos quais dei continuidade no segundo mandato", recordou quem no segundo mandato recebeu também o pelouro da educação, cumprindo a transferência de competências para o município. "Hoje, posso afirmar que também aqui o município esteve à altura das suas responsabilidades".

Marta Alves, Paulo Pires, Ana Luísa Lucas, Paula Pires, Fernando, Sílvia, Isabel... obrigado!

Na área da ação social, Graciosa Chambel dirigiu um agradecimento especial a Marta Alves, responsável pelo gabinete de ação social municipal. "Foi a minha companheira de todas as horas neste processo", sublinhou.

Quanto ao pelouro da educação, "trabalhei com o professor Paulo Pires num processo construtivo e de aprendizagem contínuo, com a certeza de que os objetivos para além ambas as partes o bem estar das nossas crianças e famílias".

Graciosa Chambel que a primeira visita que recebeu no seu local de trabalho foi a do professor Paulo Pires, "a disponibilizar-me o seu apoio incondicional para as novas tarefas que iniciativa", ficando na sua memória "a humildade com que o fez, só possível numa pessoa com a dimensão humana".

A vereadora falou também da Biblioteca Municipal, que considerou "o meu refúgio quase terapêutico" e que hoje "é reconhecida como um pólo cultural a nível municipal, inter-municipal e nacional", destacando a constituição da rede de bibliotecas de Gavião em 2018 que recebeu em 2024 o estatuto de Bibliotecas Unesco com a constituição da Biblioteca Itinerante de Gavião, sem esquecer a integração na rede de bibliotecas do Alto Alentejo. Um trabalho em particular que só foi possível "o trabalho de Ana Luísa Lucas na Biblioteca Municipal e da professora Paula Pires na Biblioteca Escolar", a quem deixou "o mais profundo agradecimento".

Jorge Santos, Eduardo Pereira, Vítor Filipe, Rui Vieira...

"Mas diz-me o meu coração que não posso esquecer um homem que trabalhou também comigo: o professor Jorge Santos, pessoa a quem muito devo e agradeço", destacou, dirigindo também a palavra ao antigo vereador Eduardo Pereira, vereador da oposição "que pela sua postura cordial e respeito muito contribuiu para o nosso trabalho de 2017 a 2021".

Dirigindo-se aos vereadores Rui Vieira e Vítor Filipe, considerou que apesar de terem formas diversas de atuar e interagir, "não foi difícil trabalhar com qualquer um deles".

A Fernando Delgado, eleito agora vereador e até aqui assessor de António Severino, Graciosa Chambel agradeceu "por sempre ter dito sim e sempre ter estado presente". A vereador agradeceu ainda a forma como foi acolhida por Isabel Martins e Sílvia Palma. "Cada uma à sua maneira, sempre me apoiaram e ensinaram", disse.

José Pio e António Severino

Por fim, duas palavras especiais para José Pio e António Severino.

"O exercício do poder não é fácil, o escrutínio público adquire por vezes dimensões impensáveis por parte de quem nada sabe mas acredita que tudo pode. Contudo, nunca vacilámos. Guardarei para sempre o que vivemos juntos. Levo gratidão", rematou.