Senhora dos Remédios venerada em Gavião

 


A vila de Gavião viveu mais uma jornada de devoção a Nossa Senhora dos Remédios e a celebração contou com duas procissões com larga presença de pessoas.


Uma primeira procissão na noite de sábado, com as imagens de Nossa Senhora dos Remédios, de Santo António e São Pedro a serem conduzidas da capela da Senhora dos Remédios até à Igreja Matriz.


E uma segunda procissão no domingo com ponto de partida na Igreja Matriz e de chegada na capela de Nossa Senhora dos Remédios, "morada" da santa.


Uma procissão longa que este ano teve um elemento inédito.


Por iniciativa do Museu de Arte e Atrelagem, dois cavalos e os respectivos cavaleiros e um carro de atrelar juntaram-se às procissões.


"Danúbio" e "Honesto" mostraram alto treino e nunca se assustaram face à multidão que percorreu por vezes ruas muito estreitas.


Momentos de fé e também intergeracionais nas procissões conduzidas pelo padre Cristiano Pedro. A segunda das quais contou com a participação de António Severino, que ajudou a carregar o andor principal.


Momentos para guardar.


À margem da festa religiosa, a festa popular foi também intensa, sobretudo na noite de sábado, sob a animação de Marco Morgado.



Uma palavra para todos que na comissão de festas trabalharam para alegria dos outros e em prol da paróquia.


De que foi exemplo também Germano Porfírio, presidente da União das Freguesias de Gavião e Atalaia.