Câmara aprova apoio de 55 mil euros ao Clube Gavionense (e outras notícias)

 


A primeira reunião de Câmara do mês de agosto teve uma agenda recheada e um dos pontos passou pela aprovação por unanimidade de um apoio de 55 mil euros - igual ao do ano passado - para o Clube Gavionense, no âmbito de um contrato de desenvolvimento desportivo que permite ao clube manter em atividade escalões de formação. O vereador Vítor Filipe, eleito pelo PSD, colocou algumas questões a este respeito e lembrou a necessidade de reparar a rede do ringue, estrutura que está entregue ao Clube Gavionense. José Pio disse que o clube precisa deste dinheiro para proceder à inscrição de atletas. Haverá agora uma reunião com o clube para acertar se o apoio é concedido de uma vez ou em três tranches. Vítor Filipe relevou o facto de o último exercício do clube ter terminado com saldo zero, tendo José Pio, que é presidente da assembleia geral do Clube Gavionense (e que, como tal, não participou na votação) que o clube tem uma dívida de 6.600 euros, sendo 4.400 relativos à Associação de Futebol de Portalegre.

Nesta reunião também se ficou a saber que o castelo de Belver vai entrar em obra e que será encerrado ao público durante esse período.

Igualmente debatido foi o pedido do Clube Castelanense, que tem sede na Comenda, para adquirir o estatuto de utilidade pública, tendo José Pio informado que não é propriamente competência da Câmara Municipal a instrução de um processo que obedece a vários requisitos.

Também se ficou a saber que o atual concessionário do bar da eco laguna vai rescindir contrato em outubro. António Severino, vice presidente da Câmara, manifestou a sua "tristeza" e disse que a autarquia "sempre acarinhou" o concessionário, tendo tido "uma atitude colaborativa". Mais, "estivemos sempre ao lado do Paulo".

O vice presidente da Câmara fez questão de ter, por outro lado, uma palavra "para aqueles, e foram muitos, que fizeram com que a última Mostra de Gastronomia fosse um sucesso", contribuíndo "para a promoção do concelho".

A Câmara concedeu também um apoio de 2.560 euros a um casal jovem que veio viver para a vila de Gavião e igual quantia paea outro que se instalou na Torre Cimeira. A autarquia, note-se, continua também a apoiar financeiramente quem tem crianças a seu cargo e na passada quarta-feira aprovou um apoio mensal  de 61,44  euros para um terceiro filho. Recorde-se que a autarquia destina também apoios financeiros para primeiros (40,96 euros) e segundos filhos, no cumprimento de um programa de estímulo à natalidade que já tem alguns anos.