A movida da rua dr. Freitas Martins não pára: minimercado de João Gueifão é agora de Ana Margarida OIiveira

 


Pelas nossas contas, nos últimos três anos num troço de 150 metros da rua dr. Freitas Martins, na nossa Comenda, onze edifícios foram comprados e quase outros tantos recuperados. Esta rua já é um caso de estudo não apenas da Comenda mas também de todo o concelho de Gavião, através da compra de casas para habitação permanente ou como segunda habitação. O mês de agosto que está a caminhar para o fim foi de enchente e só não teve dificuldade em estacionar quem tem estacionamento vitalício assegurado.

A última transação teve como objeto uma casa emblemática: o edíficio onde durante muitos anos João Gueifão explorou um minimercado, alugado por Ana Margarida Oliveira desde o falecimento do primeiro. O edifício pertence agora à Ana Margarida.

Neste compra, tal como nas seguintes, a Câmara Municipal de Gavião não exerceu direito de preferência: 76 m2 no Outeiro; 34 m2 na Atalaia; 113 m2 na Rua do Vale da Feiteira (Comenda) 50 m2 na rua do Sapo, na Atalaia; e uma compra de 90 mil euros na Degracia Cimeira. Como dá para perceber, o sector imobiliário continua dinâmico no concelho de Gavião apenas sob o impulso do mercado livre, sem precisar de "empurrões" de programas governamentais que por norma são apenas fogo de artifício.

Na parte que nos toca, já recuperámos a 'Casa da Sopa', vendemos esta última, e transformarmos a antiga Taberna do Ti Albino em habitação própria. Na prática, três novas casas nesta rua onde morou o médico José Maria de Freitas Martins.