Os Ferro & Fogo deixaram saudades na Comenda

 

Os Ferro & Fogo são uma banda portuguesa de rock formada em janeiro de 1978 que também fez história na nossa Comenda, onde atuaram várias vezes.

A origem dos Ferro & Fogo, informa a página Taberna do Liberato, remonta ao grupo "Plutónicos, formado em 1962 na Pontinha. Na década de 70 mudam de nome para "A Ferro e Fogo/Os Plutónicos" e finalmente passam para "Ferro & Fogo".

ONecas (guitarra), Alfredo Azinheira (baixo) e Mário Rui (bateria) juntaram-se ao vocalista João Carlos (ex-Hosanna) e em janeiro de 1978 fazem a primeira actuação como Ferro & Fogo em Aveiro, no pavilhão do Beira-Mar onde também actuou o grupo Tantra.

Desde o início que faziam "covers" de grupos de hard-rock mas com o "boom do rock português" começaram também a fazer originais.

Entra o guitarrista Franjas e Carlos Alcântara substitui Mário Rui na bateria. É com esta nova formação que conseguem um contrato com a Metro-Som.

Em 1978, a primeira actuação em janeiro/78, em Aveiro, com os Tantra.

Em 1981, lançam o single 'Super Homem'.

Em 1982, é lançado o seu segundo single, ' Santa Apolónia', em fevereiro de 1982 e em julho desse ano é lançado o LP 'Vidas'.

Em 1982, os 'Ferro & Fogo' fazem a 1ª parte dos concertos da banda futurista 'Classic Nouveux' no Porto (Pavilhão Infante Sangres) e em Lisboa (Pavilhão do Restelo).

Em 1984 mudam para a editora Discossete que lança em abril desse ano o single 'Oxalá'. Fazem a banda sonora de várias peças de teatro infantil, entre as quais a peça 'D. Quixote', exibida várias vezes na RTP.

Em 1986 deslocaram-se em digressão ao norte de França, actuando em Roubaix e também em Bruxelas, para a comunidade portuguesa aí radicada.

Mantêm-se nos "covers" e iniciam um circuito por bares e discotecas de todo o país, especializando-se em versões dos Whitesnake e Iron Maiden.

Em 1993 são homenageados pelo jornal «Blitz», pelos seus 15 anos de existência.

Em 1998, em Junho e em Dezembro, actuam na Discotecas «Vespas» (Funchal).

Em 1998 iniciam o circuito de Concentrações Motards em todo o país. Participam no encerramento da 'Queima das Fitas de Lisboa' em 1998, para 10.000 pessoas

Passaram várias vezes pela televisão portuguesa, destacando-se passagem pelo programa 'Passeio dos Alegres' (Júlio Isidro), 'Berros & Bocas' (Luís Filipe Barros e Manuela Moura Guedes).

João Carlos participou em vários programas de talentos como a semi-Final do Chuva de Estrelas (SIC) onde interpretou Whitesnake, Casa de Artistas (RTP), imitando Robert Palmer, e no programa de ensaio de 'Cantigas da Rua' (Cat Stevens).


Participaram também em programas como 'Domingo Gordo (Júlio Isidro), 'Big Show SIC' (João Baião), Superbuéréré (SIC) com Ana Malhoa e mais recentemente em 'Você na TV' de Manuel Luis Goucha e Cristina Ferreira (TVI)

Em fevereiro de 2018, comemoraram os seus 40 anos de actividade musical.

Hoje, mantêm-se nos "covers" com incidência especial num reportório de Hard Rock, Heavy Metal, Rock comercial, Rock em Português e ainda outros clássicos dos anos 70 e 80.