João Palazão voltou às ruas da Comenda

 


Há poucos dias, em pelo menos dois locais da Comenda, na paragem de autocarro da rua Delfina Pequito Rebelo, a seguir à mercearia da Vera, e junto a O Choupinho, surgiu esta imagem de uma foto impressa em papel do homem a quem muitos chamavam o guarda noturno da Comenda pelo facto de vaguear pelas ruas depois do sol posto.

Não sabemos quem o fez e com que intenção mas fomos à procura de informação.

Trata-se de João Palazão, uma figura do seu tempo na nossa aldeia, aqui retratado talvez no largo Alves Costa.

João Palazão era um solitário com morada incerta e trabalho igualmente inconstante. Vivia aqui e ali e uma das suas residências precárias foi junto ao lagar de Augusto Martinho.

Ainda há quem por aqui se recorde de João Palazão, uma daquelas figuras que deixam a sua marca com uma forma de estar na vida, como hoje se diz, fora da caixa.

Carlos Alexandre, antigo prestada junta de freguesia de Comenda, comentou:

"Não sei quem pôs essa foto nos diversos locais. Esta fotografia foi tirada e revelada por mim, talvez por volta de 1997/98. Faz parte de um conjunto de quatro fotografias que ofereci ao dono do Johnny,s Bar para exposição permanente no bar. Uma das fotografias, de outra personagem da Comenda, foi censurada pela família e foi retirada. Do conjunto de quatro fotos, uma era da ponte "romana" da Ribeira da Venda, outra era dois burros a "conversar" debaixo de um sobreiro, outra era do ti Manuel Joaquim "Abono" a fumar um cigarro sem filtro e a outra era esta do "Palazão" com um saco de côdeas de pão, no largo da praça."