Memória do padre António Lobato Novo

 


O último padre residente na paróquia de Comenda foi António Lobato Novo, que aqui permaneceu 42 anos, tendo editado o jornal 'Comenda'. A propósito de uma foto deste jornal, recentemente aqui publicada, foram muitas as reações e as informações que nos chegaram a propósito do percurso deste pároco na Comenda.

António Lobato Novo faleceu em 2016 com 84 anos de idade, no lar do Sardoal. Foi ordenado padre em 1957 e começou por ser coadjutor no Sardoal, passando depois a paroquiar as paróquias de Comenda, Atalaia e Monte da Pedra, tendo sido também professor no Seminário de Gavião e na escola de Comenda. Está sepultado em S. Tiago de Montalegre, sua aldeia natal, no concelho do Sardoal.

Ana Heitor escreveu que não o conheceu enquanto professor mas sim como padre, na Atalaia. "Foi das melhores pessoas que tive o grande privilégio de conhecer e foi com ele que aprendi a gostar de ir à missa", referiu, certa de que na Atalaia o seu sentimento é partilhado por muitos.

Gonçalo Martins, por seu lado, confessou também o privilégio de ter privado com o padre Lobato nas aulas da tele escola que eram ministradas numa parte da casa do médico Mário Ferreira de Almeida. "Um grande homem", sublinhou, lembrando os momentos em que o padre Lobato se punha atrás dos alunos "e nos dava umas palmadas no cachaço" ou "quando nos batia com a cana da Índia". Era "um grande professor e um bom padre, muito humano, amigo do seu amigo", acrescenta quem foi seu acólito no Vale da Feiteira, Comenda e Vale do Grou, entre outros templos deste território.

Hoje, é o padre Cristiano Pedro, residente no Gavião, que é o responsável também pela paróquia de Comenda, para além de outras. Antes de Lobato Novo, a Comenda teve como párocos o padre Farinha (que integrava a equipa de futebol da aldeia), João Gabriel, Horácio Nogueira, Aurélio Escudeiro, Joaquim Antunes (que residia em Margem) e Atílio Mendes (que foi presidente da Câmara de Gavião de 1920 a 1924).


NUNO BENTO:

"Padre Lobato, o meu grande professor. Tive o privilégio de fazer a telescola com ele quando sai fui para a secundaria escola secundária de Santo André Qta da lomba ( Barreiro) quando ia às festas grandes festas da Comenda ia sempre visitá-lo a casa dizia logo à irmã dele para trazer uns bolinhos para a mesa uns copitos com vinho do Porto. Além disse, mais o meu colega de escola Duarte Nuno Tapadas ele ensinou+me a tocar os sinos. Ainda fiz algumas missas como sacristão, que esteja em paz junto de Deus Amém."

RUI DELGADO:

"Eu era ainda rapazola mas lembro-me de um episódio. Pouco depois do 25 Abril 74, o padre de Atalaia deixou de ir dar missa porque se sentiu indesejado por um grupo importante em número da população afecta á ideologia comunista. Pois houve um grupo de homens da aldeia, o meu pai, o meu tio António Gravilha e o Sr Francisco Costa (alfaiate e barbeiro da aldeia), entre vários outros que já não consigo nomear, e todos eles foram à Comenda falar com o padre para ele voltar. Não tenho a certeza, mas acho que era o Padre Lobato. E voltou."

MÁRIO MATOS ROSA:

"Rui Delgado, confirmo a ida a Comenda de uma delegação da Atalaia para pedir ao Padre Lobato para regressar e presidir a Missa e Procissão das Frestas da Sra. Mãe dos Homens. Recordo também o texto lido na Missa de despedida do Padre Lobato, alguns anos depois, em que se pedia desculpa pela forma injusta como foi tratado e se exaltava a sua contribuição como professor, jornalista e pastor das almas. Creio que todos os comentários que li são uma homenagem ao homem que não foi reconhecido em vida mas cuja vida muito de bom trouxe à Atalaia."

HENRIQUE DOMINGOS:

"Era de um feitio muito especial, direi, feitio sisudo, aspecto durão e sempre crítico com tudo o que o rodeava, mas, na verdade, era uma excelente pessoa, de um trato sempre respeitador e compreensivo perante os seus paroquianos. Creio que não há uma única pessoa que possa discordar, pois não consta que alguma vez, durante o seu sacerdócio, demonstrasse atitudes menos próprias da sua personalidade. A parte da politica era o seu calcanhar de Aquiles. No que respeita ao ensino, foi simplesmente do melhor que pode haver. Ensinar miúdos de 11, de 12 ou mais anos não é fácil. A todos procurou sempre transmitir o melhor, tanto na lingua francesa como na portuguesa, incentivando, responsabilizando os alunos para o aproveitamento mostrando-lhes o esforço que os pais faziam em proporcionar-lhes a possibilidade de irem mais além  na vida. Essa honra lhe seja feita. E digo porque também fui seu aluno. Relembrar aqui a sua memória é uma bela homenagem que podemos prestar-lhe. A Comenda deve-lhe isso. Que agora descanse em paz."

DELMINDA MIGUÉNS RIJO:

"Tantas histórias do padre Lobato. Foi meu Professor na telescola, indignava-se com o mau comportamento dos alunos e distribuía castigos, canadas e um ou outro tabefe quando estava no limite da paciência. Foi também um bom professor, de francês sobretudo. Gostava de presentear os bons alunos e protegia as meninas no carnaval, levando-nos da escola, debaixo do chapelão de chuva, para nos proteger dos ataques de farinha, xaringas e assaltos que os rapazes nos faziam."

GUIDA GASPAR:

'Sua irmã Maria Teresa Lobato aquela que chamava de menina Maria me deixou sempre em lágrimas pois eu tinha uma enorme afeição por ela e ela por mim uma amizade comigo eu fui amiga da família fui acólita durante parte da minha vida desde pequena até a maioridade fui a muitos sítios com eles convivo com eles até por vezes jantei ou almoçei com eles tenho boas lembranças até mesmo de segredos e de opiniões que me pedia em relação a certas coisas ou pessoas ... outras coisas que se fosse a dizer estava aqui a tarde toda...fica a lembrança."

ATÍLIO DOMINGOS:

"Homem de H muito grande não só na Comenda também em Atalaia e Monte da Pedra. Fazia o percurso de motorizada para ir fazer a missa paróquias."