Museu de Gavião prolonga obra até abril de 2024

 


Com prazo de conclusão definido para dezembro de 2023, o futuro Museu de Artes e de Carros de Atrelar de Gavião viu a conclusão da sua obra prolongada para 24 de abril do ano em curso.

Há um ano estava assim...


Obra orçada em 1,5 milhões de euros e suportada em grande parte por fundos comunitários, o edifício do antigo seminário que foi residência da família Rebelo tem conhecido diversas peripécias e já se sabe que não irá albergar a extraordinário coleção de carros de atrelar da Margalha.

Em 2021, o edifício foi classificado como imóvel de interesse municipal, depois de adquirido por 200 mil euros.


Segundo José Pio, o apoio europeu garantiu "mil e qualquer coisa euros" nesta obra de recuperação de um emblemático edifício, recuperação esta que teve a mão do arquiteto Carrilho da Graça, que é natural de Portalegre e que no seu Alentejo já assinou 23 projetos para além deste.


Com atraso está também o Centro Interpretativo de Percursos Pedestres e de BTT de Degracia, que já estourou prazos de conclusão para além dos 80 por cento e que também deveria estar concluído no final de 2023. Esta obra teve um custo de 500 mil euros, sendo 200 mil da responsabilidade do município de Gavião e o restante do fundo do Turismo.