Câmara de Gavião discutiu Museu Etnográfico da Comenda

 


Na última reunião da Câmara Municipal de Gavião, na passada quarta-feira, José Pio trouxe para debate o projeto do Museu Etnográfico da Comenda, com instalação possível na antiga Casa do Povo.

O presidente da Câmara acredita que o núcleo museológico proposto pelo comendense Manuel Porfírio "pode vir a orgulhar as pessoas da Comenda, a freguesia mais alentejana do concelho".

"Se houver candidaturas para financiamento, iremos permitir que tal aconteça ", referiu. "Claro, se esse for o interesse da Comenda e dos comendenses", acrescentou.

Rui Vieira, vereador eleito pela CDU e antigo presidente da junta de freguesia da Comenda, disse que a antiga Casa do Povo seria, sim, o local ideal para a extensão de saúde que agora funciona em frente à igreja paroquial da Comenda, num dia extremos da aldeia.

Rui Vieira argumentou também que este museu é importante para a Comenda e apontou outros lugares possíveis para a sua instalação.

"Não pode ser", apressou-se a afirmar José Pio, frisando que a autarquia não tem qualquer competência relativamente à saúde.

"Tendo em conta a falta de médicos, a tendência das extensões de saúde é para acabarem e que se reforce o atendimento através de unidades moveis ou tele assistência", disse ainda o presidente da Câmara Municipal de Gavião.

José Pio voltou a falar da possibilidade de a antiga Casa do Povo também poder integrar a estratégia local de habitação e disse querer apurar em concreto qual é a extensão de terreno da envolvente deste edifício que integra o lote adquirido recentemente pela Câmara à Segurança Social.