BELVER Bairro Tropa não vai entrar na estratégia local de habitação

 



É um bairro que está escondido, atrás do atual núcleo museológico das mantas e tapeçarias, em Belver, mas que se encontra numa extraordinária varanda com vistas para o Tejo.

O Bairro Tropa. resultante da atividade industrial que Belver um dia teve, continua de pé mas a aguardar reabilitação.

Colocou-se a hipótese de recuperar as casas para as integrar na estratégia local de habitação, programa no qual a Câmara irá adquirir casas para disponibilizar no mercado de arrendamento a preços acessíveis e controlados. Mas não é essa a ideia de José Pio. O presidente da autarquia considera que será "gastar dinheiro sem retorno" num projeto enquadrado neste programa.

Recorde-se que este peculiar bairro já tem um projeto de reabilitação, com assinatura do arquiteto Miguel Viseu Coelho. Um projeto que "esbarrou mum emaranhado de legislação" resultante das casas se encontrarem na zona da albufeira de Belver e próximo da linha férrea, entre outras condicionantes em que este país é fértil.

Por tudo isto, o Bairro Tropa continuará a marcar passo.



Ainda relativamente a Belver, o presidente da Câmara de Gavião entende também que a pretensão que passa pela construção de uma piscina na sede de freguesia "não faz muito sentido" e noutra altura já considerou que o Tejo está perto. Para a frente irá sim a reabilitação do Lagar da Fraga e da antiga escola primária de Belver.