O Largo da Prazeres ou do Ti Xoste viu grandes jogatanas

 


É surpreendente como a foto deste contentor que a Câmara de Gavião tarda em recolher aos seus armazéns, após a obra na Alameda das Tílias, conseguiu recuperar a memória deste lugar.

Aqui era, conforme o testemunho de diversos comendenses, o Largo da Prazeres ou do Ti Jaquim Xoste.

Disse Fernando Martins Oliveira:

"No Largo da 'Prazeres', filha da casa a seguir, onde se vendia leite e queijo, belas jogatanas de bola aí aconteceram normalmente Sporting -Benfica ou os de cima contra os de baixo."

Acrescentou Luís Guedelha:

"Se a memória não me trair, a dona da casa era  outra Zéfa Porfíria, conheci o casal a filha não lembro. Falas no leite, eu fui muita vez ali buscar o meu quarto de leite,a ti Zéfa, porque aqui era ti Zéfa e a outra a do café era a ti Zéfa. A ti Zéfa era muito porreirinha dava-me sempre alguma coisa para eu comer no caminho de regresso a casa e às vezes era bolo ... lá tinha de roubar um golito de leite para tirar o embaço feito pelo bolo. O homem agora não lembro nome mas tinha qualquer coisa de Ribeiro se não estou enganado.E ele também era boa pessoa,o meu pai ainda chegou a trabalhar para ele na apanha da azeitona  e noutros trabalhos. Depois não sei porque comecei a ir buscar o leite ao ti Zé Rufino, muito mais perto da minha casa. O largo era o nosso campo de futebol e mais um campo de muitos outras brincadeiras."

Manuel Vieira referiu que o largo também era conhecido por Largo do Ti Xoste e Lúcia Miguens Luz informou acrescentou que dava pelo nome de Joaquim Ribeiro.