Uma garraiada no Monte da Pedra que foi uma festa popular

 


Anda por aí muita gente a defender as tradições populares que o melhor que conseguiu fazer por elas foi comer cinco peças de sushi ou assistir a um concerto de hip hop.

Eu cá continuo a preferir contribuir e participar em coisas como esta: uma garraiada, esta no Monte da Pedra, no recinto que o povo fez com as suas mãos.

Foram 4 euros por três horas de divertimento, com o extra de ter podido apreciar a extraordinária performance do nosso João, um "miúdo" sempre de sorriso nos lábios e que orgulhou bem a terra onde vive, a Comenda, ao ser quase o único que conseguiu pegar as poderosas vacas. A última pega, então, foi digna de uma volta ao redondel.


Pegar um touro descalço sobre um piso que parecia o primeiro relvado do Estádio do Dragão não é para todos - é para o João.

Entre as diversas peripécias deu para sorrir quando um dos valentes que saltou para arena, todo de branco vestido, relógio de ouro no pulso, perdeu o anel também de metal precioso e teve de andar à procura do mesmo entre o ervado. O anel lá foi encontrado, ao contrário do brinco de ouro de Vítor Baptista, num célebre jogo do Benfica no Estádio da Luz.

Eu sei que não tarda nada e tenho por aqui os defensores dos direitos dos animais a salivar e o que tenho a dizer-lhes é só isto, na minha opinião de leigo na matéria: haja quem defenda estes valentes dos diretos destes animais.


Resta deixar uma palavra para festa de Verão do Monte da Pedra. Grande organização destes gentes do concelho do Crato, vizinhas e com tantos afinidades com a nossa Comenda. Fiquei impressionado com a qualidade do recinto de festas e com a eficiência do serviço e só não fiquei para os espetáculos pois tenho hora para entrar em casa!