Mato Brito também vai ter painéis solares

 

A central solar fotovoltaica do Polvorão esteve em discussão na última reunião da Camara Municipal de Gavião e a sua execução foi aprovada por unanimidade. A arquiteta Mariana Pio apresentou o mapa de implantação denta central e há uma novidade.

Vamos ter, ao que tudo indica, também uma zona de painéis no Mato Brito, na estrada para Tolosa, a seguir ao antigo campo de futebol.

A central tem o parecer favorável também da junta de freguesia da Comenda, que acrescentou ao parecer o desejo de ser compensada com obras na freguesia ou financeiramente.

Nesta reunião da Câmara ficamos também a saber que irá nascer em Gavião mais uma central solar na freguesia de Margem, esta também com a instalação de 18 pontos para a eólicas, projeto que também mereceu a aprovação da Câmara de Gavião.


O vereador Rui Vieira reforçou a ideia de que as freguesias afetadas pela instalação destes parques solares "devem ser compensadas". José Pio disse que o executivo "saberá dar respostas" mas afirmou também que a Câmara "ainda não cheirou" o dinheiro que virá do fundo ambiental, pelas contas já feitas cerca de 3,3 milhões de euros. "Se calhar irá chegar já quando estiver o próximo executivo", disse o presidente que termina os seus mandatos em 2025.

"Nessa altura saberemos distribuir esse dinheiro, inclusive para a freguesia de Belver, freguesia que não tem, por enquanto, parques solares projetados".

Os vereadores da oposição levantaram também a questão relativa a estudos que apontam para uma subida de dois graus da temperatura média na zona dos painéis.