Memórias do campo da bola da Comenda


Ontem, ao fim da tarde, fui passear pelo campo da bola.

Levei comigo as memórias de grandes jogos e grandes figuras colhidas nos livros de Jorge Branco e nas conversas no 'Choupinho' com alguns dos craques que vestiram a camisola da Comenda.

Nos seus melhores tempos, a equipa da Comenda venceu mesmo a fase regional do antigo campeonato da FNAT (hoje INATEL) e corrijam-me se estiver enganado.

Nesta baliza já não se fazem grandes defesas nem são marcados golos. Mas finalmente o campo tem relva. Bem, disse relva e talvez tenha exagerado.

Lembro-me do dia em que visitei um campo de bola também assim. Era o Estádio das Antas, já quando o Estádio do Dragão estava construído.

Ao meu lado tinha um homem e amigo chamado Fernando Gomes. Acho que o conheceram. Foi com emoção que, a meio da entrevista, o vi calar-se. E chorar.

Jorge Graça acrescentou:

"Até tínhamos uma estrela, um dos filhos do Nabeiro dos cafés, chegava ao campo de futebol num potente Morris Cooper de 2 bufadeiras equipado e pronto a entrar em campo, nessa altura, não havia aquecimento, a malta já andava a aquecer durante a semana de trabalho, a outra estrela da equipa era o "Mê Mário" 😃, filho do Borrego treinador da equipa mais o Manel Lérias, o Mê Mário (Mário Borrego) tinha um pontapé canhão, marcava golos do meio campo, os nossos adversários eram: o Boa Fé, o Santa Eulália, o Fortios, a Cegrel de Portalegre, o Montargil e mais não me lembro...

Ainda me recordo de trazermos os barrotes da IFAL para o campo para fazer as balizas  foi num serão, tudo a levar os barrotes, só mais tarde passaram a ser de ferro. Grandes jogos e muita canelada aconteceram neste campo. No intervalo dos jogos havia jogadores que iam de corrida à Fonte do Túnel matar a sede e recuperar energias naquela bela água fresquinha que ficava ali a uns 200 metros."

Quantas memórias e quantas histórias não estão aqui?

Enquanto caminhava pelo agora ervado, recordei também outros recintos do meu passado. Como aquele, também ervado, onde disputava os meus jogos com os amigos do bairro de Carcavelos, em Matosinhos. Onde cresceram edifícios de muitos andares mas que nem por isso apagaram essas boas memórias de jogos de futebol disputados com camisolas numeradas feitas no Rei dos Fatos.