Harmónicas, violas campaniças e cante deram brilho ao I Concerto da Primavera do Orfeão da Comenda

 


O I Concerto da Primavera organizado pelo Orfeão da Comenda - Estrela da Planície trouxe até à Comenda a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, o Grupo de Violas Campaniças de Castro Verde e 'Os Ganhões de Castro Verde'.

A orquestra de harmónicas existe desde 1942, quando nasceu sob o nome de 'Mindagos'. São embaixadores de Ponte de Sor e já atuaram em vários países, nunca cobrando cachet pelas suas atuações.


O Grupo de Vilas campaniças de Castro Verde é formado por cinco elementos mas só três deles, todos muito jovens, estiveram na Comenda para uma brilhante atuação, para depois se integrarem no grupo de cante dos Ganhões. Este grupo de violas vai no seu quinto ano de atividade e já conta com duas participações em programas televisivos.

Quanto aos Ganhões, perderam-se no caminho para a Comenda e foram parar ao Vale do Peso mas acabaram por fintar o GPS e brindaram a Comenda com um espetáculo fantástico.

Os Ganhões juntaram-se em 1972 e alguns elementos do grupo inicial ainda cantam. É um grupo de cante que dispensa apresentações pois é um dos mais emblemáticos do género que é património mundial, já tendo atuado ao lado de Dulce Pontes, entre outros artistas.

Para além de tudo isso, os Ganhões primaram também pela boa disposição e simpatia e até no jantar final, que decorreu na Tapada das Safras, em Alpalhão, não deixaram de (en)cantar.