Ainda os coentros e a Comenda, um ponto da situação

 


Se dissermos que os coentros contêm taninos, pectinas, cumarinas, coriandrinondiol e fenil propanóides talvez não seja a melhor maneira de relevar as qualidades desta erva aromática com origem no leste do Mediterrâneo.

Bem isto a propósito do menu de hoje do nosso Cantinho da Relva - uma açorda bem coentrada - e do debate que por aqui aconteceu a propósito de um repto de Miguel Porfírio.

Ora bem, em meados do século XX usavam-se ou não coentros na Comenda? - eis a questão.

"Desde que me lembro que havia coentros na minha casa. Como é que se fazia a açorda?", escreveu Delminda Mingués Rijo.

"Verdade seja dita, eu desconhecia o que era coentros e verdade seja dita também, não troco a salsa por coentros . Na casa dos meus pais o forte era a salsa tal como na casa dos meus tios/tias e acho tal como o Jorge Graça disse e bem na casa de toda a gente. Eu só soube o que era coentros quando saí da Comenda ,hoje faço muito coentro mas a salsa é que dá aquele gostinho à tia Ana Brites", referiu, por seu lado, Luís Guedelha.

"Nasci em 1955, no Vale da Feiteira, e sempre me lembro dos coentros, por exemplo em açordas", escreveu Armindo Jorge.

"Na herdade do Polvorão o meu tio Jorge Martins quando fazia açorda alentejana usava sempre coentros", garante Fernando Martins Oliveira.

"Eu tenho 72 anos e sempre se fez na casa dos meus pais e eu faço na minha açorda de coentros", disse Ivete Flores.

Jorge Graça acrescentou:

"Na Comenda só me lembro de utilizarem muita salsa e hortelã. As beldroegas davam-se aos animais de capoeira e aos porcos juntamente com farelos. Os orégãos raramente punham na salada de tomate. Muito depois, no Baixo Alentejo, tomei contacto como utilizar verdadeiramente as ervas aromáticas e muitas outras plantas que o campo nos oferece., como as alabaças, as Acelga bravas, os Cardos ou tengarinhas para fazer com feijão."

Já agora, a açorda em cima estava ótima com coentros...claro.