O património arqueológico da freguesia da Comenda é rico no que diz respeito à existência de sepulturas escavadas na rocha.
Estes moimentos terão tido a sua ignição na Alta Idade Média, numa fase de implantação do cristianismo e a pós a desagregação da sociedade organizada sob domínio de Roma, e prolongaram-se em quase todo o território português até aos séculos XIV ou XV.
O acesso a estas sepulturas é muito fácil. No primeiro caminho à esquerda no sentido do Vale da Feiteira, depois de sair da Comenda, é só cortar à esquerda e seguir as indicações das placas que estão no PR3.
A primeira sepultura a surgir, junto a um enrocamento, é esta. Orientada com os pés a sul, é de formato retangular mas tem uma curiosa moldura para a zona da cabeça. Mais logo iremos detalhar este fenómeno das sepulturas escavadas na rocha.
As outras três, 200 metros à frente, aproveitam ao máximo o afloramento rochoso e uma delas tem a chamada orientação canónica, ou seja, está orientada para Oriente (Jerusalém) e as outras duas para sul. São sepulturas de sete pés, ou seja, para gente com estatura.
A outro sepultura que conhecemos na freguesia da Comenda é a da Ribeira da Venda, à esquerda quem vai da Comenda e antes da primeira ponte.
Se tiverem notícias de mais moimentos deste tipo, desde já fico grato por qualquer informação.
Logo à noite iremos desenvolver este tema.