Café Alentejano encerrou na Comenda


 Era, e ainda pode voltar a ser, um dos cafés emblemáticos da Comenda.

O café Alentejano fechou no último dia de 2022. É pena pois era sempre um prazer frequentar este espaço dirigido pelo senhor Agostinho.

O proprietário precisa de algum descanso e em aberto fica a possibilidade de voltarmos um dia a ver estas portas abertas. 

Na aldeia restam agora dois cafés: O Choupinho e o Avenida. Espaços que dignificam também a Comenda.

Foto de junho de 2020


Contributo de Maria Cardoso:

"Às segunda-feiras, dia de descanso semanal no Café Alentejano mais conhecido como café da Adélia ( a proprietária)  já era um deserto nesta zona, agora é a semana toda ... Uma tristeza para as pessoas que aqui tinham o seu ponto de encontro e convívio e a quem as pernas mais cansadas não permitem chegar mais longe..."


O 'Alentejano' serviu durante muitos anos refeições e o seu frango assado aos fins de semana era uma especialidade que não há muito tempo ainda podia ser apreciada, conforme resulta também de algumas apreciações feitas na Internet.

Contributo de Ilda Amador:

"Que pena ter fechado o café da minha amiga Adélia como diz o Jorge Graça era o café com mais clientes e que bons tempos lá passei quando ia de férias o mês de Agosto para a Comenda éramos muito felizes lá. A Comenda ficou sem cafézinho no fim da Vila era lá que se reuniam muitas pessoas que frequentavam o largo. Como me lembro até das festas em setembro serem no largo. Espero que alguém ainda consiga recuperar esse cafézinho por onde passaram tantas gerações."

Contributo de Jorge Graça:

"Teve tempos áureos nas décadas de 60 a 80, era na altura o café com mais clientes, sempre cheio gente, cuja vidas se cruzavam ali, como tudo na vida também tem o seu final, mas é pena porque por ali passaram várias gerações de Comendenses."