Um pequeno balanço do ano de 2022 aqui pela Comenda, onde agora temos o nosso lar [o conceito de lar vem dos tempos romanos, com origem nos deuses lares, que protegiam precisamente as nossas casas e famílias].
Este foi um ano marcado pelas cheias de dezembro, que fizeram transbordar ribeiras, em especial a carismática Ribeira da Venda, também chamada, noutras épocas, Ribeira da Venda de Carneiros [quando assim era chamada, em meados do século XVIII, conforme as memórias paroquiais, a Comenda estava no Grão Priorado do Crato e era termo do concelho de Belver, pertencendo à vigararia da vara do Crato e sendo as suas sisas de Amieira do Tejo e os dízimos de Gavião, com ouvidoria entregue ao Crato e provedoria à vila de Tomar. Ou seja, Comenda/Castelo Cernado contribuía para várias 'capelas' numa altura (1759) em que aqui viviam 216 adultos e 29 menores].
As cheias foram superadas sem sobressaltos quer na Ribeira da Venda quer na Ribeira do Sor, com a ponte do caminho para a Cunheira, desde o Vale da Feiteira, a resistir bem, ou não fosse um 'produto local'.
Este foi também o ano do regresso da festa da Nossas Senhora das Necessidades com tudo a que temos direito, inclusive uma garraiada, pois um toque de profano fica bem na festa sagrada pelo padre de origem romena que também aqui oficia.
Mas este foi também o segundo ano de funcionamento em pleno do renovado parque da Ribeira da Venda, agora com uma piscina para adultos. Um parque que continua a ser o orgulho de Manuel de Jesus Duarte, um autarca comendense que deixou obra e felizmente tem a sua memória registada neste local que ainda pode ser muito potenciado.
O ano que se está a finar foi também marcado pelo espetáculo proporcionado pela multidão que acorreu à Rbeira da Venda para assistir a mais uma Baja Portalegre 500. Esta é, em definitivo, a grande zona espetáculo desta importante prova.
Noutra escala, obviamente, a prova de resistência (3 horas) do Vale da Feiteira foi também um sucesso. São iniciativas como esta que ajudam a trazer gente para a Comenda e que animam as nossas vidas. Parabéns mais uma vez à organização, na pessoa do Ludgero.
E ainda contamos com o regresso do concerto de Natal do Orfeão Estrela da Planície, com o bónus do seu presépio vivo.
Agora, é tempo de começar a preparar a passagem de ano, que este ano vamos viver no salão paroquial da Comenda.
Bom 2023 para todos e continuem por aqui.