Uma torre que dominava Gavião no início do século XVII


É certo que aqui pela Comenda ainda andamos todos à procura do Castelo Cernado que foi primeiro nome desta velha terra que hoje integra o concelho de Gavião, município 'dono' de um dos mais bonitos castelos de Portugal, o de Belver, onde o filho de Afonso Henriques guardou parte do seu tesouro, entregue aos cuidados dos hospitalários.

Enquanto não encontramos o castelo, cá fica a notícia de uma torre que persistia em Gavião em 1620, desenhada por Pedro Nunes Tinoco para o livro Seminário Religioso das Missões Ultramarinas de Cernache do Bonjardim. Um manuscrito cujas imagens podem ser apreciadas aqui perto, no Museu do Crato.



Não sei se restam vestígios desta torre mas, por ora, sei que Gavião se orgulha da sua Casa da Torre, edifício mandado construir por Mateus de Matos Valério, um antigo presidente da Câmara de Gavião. Como ali se encontra o ponto mais alto da vila, os serviços geográficos decidiram colocar no topo da Casa da Torre um marco geodésico, provavelmente o único em Portugal fixado num edifício.


O desenho aguarelado à pena de Pedro Nunes Tinoco coloca a torre de Gavião precisamente num dos pontos mais altos da vila e talvez não me engane muito se disser que esta torre antiga se encontrava no local da atual Casa da Torre.

É algo que tentarei apurar mas se conseguirem ajudar...