Ainda há vida na charneca, sim!

 


Só hoje vi este estupendo documentário da RTP. O 'Ainda há Vida na Charneca', datado de 2019, não é só um retrato sobre a Comenda - representa também a realidade de muitas aldeias do interior de Portugal, onde o esvaziamento geográfico está rápido e preocupa.
Quando vivemos décadas nas grandes cidades, chegar à Comenda e desfrutar da Comenta e de toda a sua envolvente é uma bênção e voltar à cidade representa sempre um pequeno choque. Parece incrível como em poucos dias conseguimos perceber que a vida pode ser vivida sem pressa, sentindo a respiração.
Os comendenses devem sentir-se feliz por terem isto tudo que pode parecer nada. É muito. Na parte que nos toca, só esperamos ter tempo para aí nos fixarmos também e para contribuirmos um pouco para que a Comenda sobreviva. Os nossos amigos já aí têm ido e adoram. Serão alguns deles futuros comendenses por empréstimo,

Há vida na charneca. É o nome de um livro escrito pelo padre Horácio talvez em 1950 por aí , nunca vi esse livro, merecia uma reedição e descreve as primeiras impressões da chegada do Padre à aldeia do Castelo Cernado / Comenda. Foi um dos padres da aldeia que é recordado com saudade pelas gentes da Comenda. Já não tive o prazer de o conhecer. Havia uma pessoa na Comenda que era o António Padreca, ficou com essa alcunha pela grande ligação ao padre Horácio, era irmão do meu pai. (informa Jorge Graça)