Ricardo Pinheiro é o novo presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo. O antigo presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, de 45 anos, já foi secretário de Estado e deputado na Assembleia da República (eleito pelo Partido Socialista). Pinheiro sucede a Ceia da Silva, também este último militante socialista.
Em Gavião, a totalidade dos eleitos para a Assembleia Municipal participou nesta eleição, com Ricardo Pinheiro, candidato único, a recolher 21 votos face a três abstenções. A Assembleia Municipal integra quatro eleitos do PSD e um da CDU, sendo todos os outros do Partido Socialista.
O socialista Ricardo Pinheiro foi eleito presidente da CCDR Alentejo com 74,5% dos votos, substituindo António Ceia da Silva. Segundo a Direção-Geral das Autarquias Locais, votaram 934 autarcas, registando-se ainda 210 votos em branco e 28 votos nulos.
De acordo com o PCP, dos 1.284 autarcas que integravam o colégio eleitoral, 588 não legitimaram o processo, seja por não votarem, seja através de votos brancos ou nulos. “Ou seja, 44,7% dos eleitos autárquicos decidiram não legitimar este processo com o seu voto”, sublinha aquele partido.
Recorde-se que a indicação dos presidentes das CCDR resultou de um acordo entre o PSD e PS. O ato eleitoral envolveu 10.700 eleitos locais de 278 municípios do continente.
Álvaro Santos foi eleito presidente da CCDR Norte, Ribau Esteves da CCDR Centro, Teresa Mourão Almeida da CCDR Lisboa e Vale do Tejo e José Apolinário da CCDR Algarve.
Para os municípios, as CCDR são sobretudo importantes pois é através destas que corre o grande caudal de fundos nacionais e europeus, cabendo a distribuição precisamente às comissões de coordenação.

