Alguns dos alunos da escola primária da Comenda em 1983

 


Aqui reproduzimos um postal que foi mandado por fazer por Manuel Lérias, então presidente da junta de freguesia de Comenda, onde surge uma imagem da escola primária que ainda temos em atividade.

Estão aqui mais de 30 alunos e presumimos que não estarão todos. O postal a que tivemos acesso está assinado por um desses alunos, Joaquim Mourinho. Hoje terão todos à volta de 50 anos.

Estamos no ano de 1983, 25 anos depois da inauguração de uma escola que inicialmente só tinha um piso térreo.

Uma escola inaugurada em 1958 e que veio suceder ao estabeleecimento de ensino que funcionava um pouco mais a sul, também na rua Dona Delfina Pequito Rebelo, em funcionamento ainda em 1957.

Entre 1941 e 1969, o Estado Novo promoveu aquele que chamou o "Plano dos Centenários" que envolveu a construção de mais de sete mil (leram bem, 7000!) estabelecimentos de ensino por todo o país, em modelos de várias escalas mas seguindo o mesmo traço.

Ainda hoje, se viajarmos pelo país vemos muitas dessas escolas mas poucas em funcionamento. A escola da Comenda é a exceção no distrito de Portalegre, albergando hoje 21 alunos entre pré-primária e primária, sendo três deles de origem estrangeira (Peru e Índia).

Nesta escola funcionou também um posto EBM de ensino à distância (a teleescola) que em 1997 ainda tinha dez alunos a frequentar aulas do secundário e onde as aulas de educação musicial, conforme explica Luís Vieira nas suas notas, eram dadas presencialmente por Paulo Pires, ainda hoje maestro da Banda Juvenil do Município de Gavião. Esta escola foi a n.º 194 do Ensino Básico Mediatizado.