António Severino também fez questão de dizer algumas palavras no final da última reunião de Câmara que acompanhou na qualidade de vice presidente, na passada quarta-feira. A última reunião presidida por José Pio nos últimos 12 anos.
"Decorridos 12 anos desde que entrei nesta casa na qualidade de vice presidente, é pertinente fazer aqui um balanço extremamente positivo. Quero deixar uma palavra de agradecimento a todos os que aqui cessam funções e queria começar pela Graciosa para lhe agradecer a dedicação, a disponibilidade e o humanismo que sempre demonstrou, pondo-o ao serviço público. Para além de uma amizade que irá permanecer, para além da lealdade que sempre foi seu apanágio", começou por referir.
"O Rui nunca virou a cara à luta, sempre dedicado à causa pública"
Depois, dirigindo-se a Rui Vieira, vereador da CDU que cessa funções, Severino considerou-o "um amigo e uma pessoa muito dedicada à causa pública, muito honesto, um homem de respeito e amigo e que vive as nossas pessoas e as nossas gente, nunca virando a cara luta, alguém que de uma forma muito simples entrou aqui e teve sempre o propósito de procurar resolver os problemas das pessoas". O que fez "sem ofensas" pois "o principal para ele era a resolução dos problemas e isso é uma lição para qualquer político".
Vítor Filipe "foi sempre uma pessoa dedicada e que respeito"
Quanto ao vereador Vítor Filipe, agradeceu as palavras que aquele lhe dirigiu. "Foi sempre uma pessoa que respeitou e dedicada e que procurou sempre fazer o melhor", afirmou sobre este vereador da oposição que voltou a ser eleito. "Cá estaremos para continuar a construir pontes em comum em prol do bem da nossa população".
"Todos fizeram parte deste projeto e deram o melhor", referiu, deixando ainda uma palavra para Isabel Martins e Sílvia Tibúrcio "pela maneira como se dedicaram durante estes anos".
Por último, destacou quem chamou "o meu presidente", o homem "que me abriu as portas", líder "de um projeto político desde 2013", considerado por António Severino "um exemplo de dedicação no desempenho das suas funções".
"Hoje sou um autarca preparado para os desafios e deve-o a José Pio pois nem todas as pessoas estão disponíveis para tantar abertura. Sempre tive acesso a tudo e nunca houve qualquer desconfiança ou receio. Agradeço-lhe esta minha preparação. Como também lhe agradeço tudo o que fez pelos concelho. Muitos foram os críticas mas por muito que se pretenda por vezes apagar, a verdade é que o Zé fez obra, dedicou-se às suas gentes, deu a cara à luta e sempre com uma palavra de otimismo mesmo nos momentos mais difíceis. Para ele não há impossíveis. Sempre quis o melhor para o seu concelho", disse sobre José Pio.
Um discurso com uma nota dissonante daquele que foi feito por José Pio logo a seguir, com o ainda presidente da Câmara Municipal de Gavião a dirigir duras críticas a um dos vereadores da oposição, Vítor Filipe.


