Rui Vieira: "Uma boa parte do concelho de Gavião foi desprezada neste mandato"

 


A CDU não teve, nem de perto, o resultado que esperava nas últimas eleições autárquicas: perdeu o vereador, perdeu três deputados na Assembleia Municipal (ficou com um, Liliana Santos), perdeu a junta de freguesia de Comenda por 18 votos (passando de 4 para 3 eleitos), manteve o eleito na assembleia de freguesia de Belver, perdeu o único eleito na assembleia de freguesia de Gavião e Atalaia e perdeu os eleitos que tinha na assembleia de freguesia de Margem.

Rui Vieira, o vereador eleito em 2021, com 545 votos, desta vez optou por voltar a concorrer à junta de freguesia de Comenda, pela quarta, somando a sua segunda derrota depois de 2017 (quando perdeu por 49 votos).

No seu discurso de despedida como vereador, Rui Vieira, que todos conhecemos mais por Rui Paulino, recordou que em outubro de 2021, na sua primeira reunião de Câmara, disse ter prometido ser colaborador "e fazer parte da solução e não do problema".


"Este mandato não correu como eu pensava. Houve respeito pessoal mas gostava que tivesse havido mais abertura e que aos vereadores da oposição fossem mais coisas demonstradas. Tenho consciência de que estas coisas são como as maiorias querem e não como nós queremos", referiu.

"Reconheço que foi feito por este executivo um trabalho muito importante e reconheço que José Pio teve uma grande ligação à vila de Gavião. Mas uma grande parte deste concelho foi desprezada pelo presidente da Câmara. Para além disso, muitas coisas ficaram a meio caminho, como aconteceu com o alcatrão em algumas estradas", acrescentou.

"Espero que António Severino continue a ser uma pessoa que gosta de abraçar"

Dirigindo-se a António Severino, fez logo esta observação: "O António Severino como vice presidente é uma pessoa e quando se sentar na cadeira principal terá que ouvir todos e poderá ser outra pessoa". Esperando enganar-se, Rui Vieira espera que Severino "continue a ser a mesma pessoa que gosta de abraçar, de ouvir e de ir ao local resolver os assuntos, não deixando para trás uma parte do concelho".~

Rui Vieira agradeceu ao apoio técnico (Isabel e Sílvia) e também dirigiu uma palavra de elogio à vereadora Graciosa Chambel, "uma mulher séria e trabalhadora e uma pessoa frontal e amiga". Dirigindo-se ao vereador Vítor Filipe, desejou-lhe um bom trabalho e pediu-lhe "para ser frontal".

O vereador cessante disse ainda que não irá abandonar a política e que irá assistir a algumas reuniões de Câmara, tomando posse na assembleia de freguesia de Comenda. "Vamos andar por aqui", disse.´

Rui Vieira não deixou de nos dirigir uma palavra pelo trabalho que temos feito na divulgação também dos assuntos relativos à Câmara Municipal de Gavião, também através do acompanhamento das reuniões de Câmara. Uma referência que agradecemos com a promessa de cumprir o desafio lançado de continuarmos a fazer "uma comunicação independente". Como não somos políticos, nada prometemos, apenas sabemos que iremos continuar como até aqui.