Entrevista com a primeira mulher candidata à Câmara de Gavião: Helena Sebastião


 Helena Sebastião, candidata à presidência da Câmara Municipal de Gavião pela CDU, escolheu a zona de descanso junto à fonte do Vale da Feiteira para a entrevista que há algum tempo estava marcada. Em plena reta final da campanha eleitoral, vamos tentar aqui dar a conhecer quem vive há 22 anos no Vale da Feiteira e nasceu na cidade do Barreiro em 1974, já depois da Revolução de Abril.

Para poder participar na campanha eleitoral, Helena Sebastião pediu à direção do lar onde trabalha para em vez de fazer o turno que começa às 16 horas trabalhar sempre de manhã, de forma a ter as tardes livres para a campanha.

A candidata da CDU, que pertence ainda ao executivo da Junta de Freguesia de Comenda liderado por Abílio Mendes, foi simpatizante e hoje é militante do Partido Comunista Português. Partiu para a corrida à Câmara Municipal de Gavião com alguma surpresa, parece-nos que também pessoal, com a escolha a resultar de uma reunião do partido na qual participou o hoje vereador Rui Vieira, agora a concorrer de novo à presidência da Junta de Freguesia de Comenda.


Mas já lá iremos.

Por ora, como resultado de uma conversa serena, à sombra de uma árvore, ouvindo correr a água da fonte, vamos tentar conhecer melhor a filha do senhor Júlio Sebastião, antigo funcionário dos telefones que casou com uma rapariga do Vale da Feiteira, precisamente a mãe de Helena, que seguiu a conversa espreitando numa esquina ao fundo da rua.

Helena chegou ao Alto Alentejo para viver na Cunheira com o seu primeiro marido, fixando-se no Vale da Feiteira depois da separação, onde conheceu Rui Domingues. Durante algum tempo ambos geriram o Café da Maria, que encerrou há pouco mais de um ano.


A candidata da CDU, mãe de dois filhos, é assistente de lar na Comenda e será a primeira mulher a candidatar-se à presidência da Câmara Municipal de Gavião, chegando a este momento com oito anos de experiência no executivo da Junta de Freguesia de Comenda.


Como podem ver e ouvir na entrevista acima, Helena Sebastião, de forma serena, sem slogans, com uma genuinidade por vezes rara em políticos, fala do processo que a levou a render Rui Vieira (Paulino, como é mais conhecido) na candidatura à Câmara e fala também da não candidatura de Abílio Mendes, atual presidente da junta. A ideia que deixa ficar é que seguiu o que foi decidido pelo partido e que depois de hesitar um pouco decidiu aceitar o desafio, sublinhando o facto de ser "a primeira mulher a concorrer à presidência da Câmara Municipal de Gavião". Um facto que, diz, até aqui não terá sido suficientemente percepcionado.

No seu programa, defende igualdade de tratamento para as freguesias, propõe-se ouvir a população para sentir os seus anseios e reconhece que é importante a CDU ter uma presença na vereação para poder saber o que se passa e transmitir à população isso mesmo. A candidata defende também a criação de mais oportunidades de emprego, "sem as quais os nossos jovens terão sempre muitas dificuldades para se fixaram aqui com as suas famílias".


Sobre as outras candidaturas, preferiu não emitir muitas opiniões e apenas sublinhou as boas relações que tem com os outros candidatos à Câmara. Mas sobre António Severino, que apontou como o mais provável vencedor, disse que é um jovem "e terá as suas ideias".

Falando do trabalho realizado na junta de freguesia de Comenda, Helena Sebastião referiu que foi pedida muita coisa mas que normalmente a porta da Câmara se fechou.


O programa da CDU e de Helena Sebastião está detalhado acima e fala por si, talvez importando dizer que a CDU se propõe restaurar todas as fontes públicas do concelho, recuperar as casas de banho públicas da Comenda e questionar a população da Ferraria para saber se esta pretende que seja construída uma casa mortuária.

Nesta entrevista, a candidata preferiu dar um toque pessoal, falando do seu percurso e dos seus filhos com emoção visível. A conversa foi tão agradável como o sítio onde aconteceu.