A nossa Baja está sempre em alta quando passa na Comenda

 


Este é um dos camarotes da zona espetáculo da Ribeira da Venda e mais uma vez, apesar do tempo incerto, esteve cheio. Vamos chamar-lhe o camarote presidencial.

Mas muitos são também os que preferem ver as máquinas mais de perto e o topo da subida da zona das pedras é sempre um dos locais mais preenchidos.☝

Pode ter dado, este ano, a sensação de que a Ribeira da Venda não esteve como nos seus melhores dias mas provavelmente é uma ideia falsa. Ali estiveram milhares de pessoas, entusiastas ou nem por isso, uns para ver os ases do todo o terreno🙋, outros apenas para sentir o espírito da Baja e conviver.


O país não é só futebol😕, como dá para perceber, e a Baja por aqui continua a ser o acontecimento do ano. Não se paga bilhete e a animação é sempre longa e garantida, das primeiras horas do dia, neste caso um sábado, até às últimas horas da tarde.

São incontáveis as fotografias👍 que só nesta zona espetáculo foram tiradas com o mais diverso tipo de equipamento mas sempre com os telemóveis à frente. O mais difícil é mesmo a seleção.



Obviamente, sempre com a travessia da Ribeira da Venda a concentrar atenções mas a não aconselhar aproximações pois é banho garantido para quem fica por perto mesmo quando a ribeira corre sem grande força.



E há ainda quem não resista à magia desta zona espetáculo e arrisque números espetaculares na travessia da ribeira.


Entre os vários momentos espetaculares, este capotanço antes da travessia da ribeira, com imagens captadas por João Paulo Afonso, fica para a história, revelando também todo o "espírito Baja", onde a primeira equipa de assistência pula logo a cerca.

É um dia no ano que vale quase pelo ano todo.