O juiz do Tribunal de Ponte de Sor que recebeu as candidaturas às Autárquicas de 12 de outubro mandou fazer correções a todas as listas apresentadas pelos quatro partidos que concorrem à Câmara de Gavião e pelos três que concorrem também à Assembleia Municipal e às freguesias.
Por norma são correções que apontam para lapsos em moradas, profissões e outros pormenores identificativos dos candidatos.
Mas o tribunal aponta também problemas na questão da paridade, isto é, no cumprimento legal de 37,5% de pessoas do sexo feminino entre candidatos nas listas apresentadas. Curiosamente, apenas a CDU avança com uma mulher, Helena Sebastião, na candidatura à presidência da Câmara Municipal de Gavião.
Um dos problemas de paridade aconteceu, por exemplo, na lista socialista para a Câmara Municipal, lista na qual Martina de Jesus surge na posição 3. Bem assim como nas listas socialistas para as assembleias de freguesia de Comenda e União das Freguesias de Gavião e Atalaia.
Ao CHEGA, que apenas concorre à Câmara, com Artur Semedo como cabeça de lista, foi só apontado um problema numa morada.
Os partidos podem até ao fim do dia de hoje corrigir as listas, o que está a ser feito. Só depois o tribunal validará as candidaturas.