Já todos perceberam que a Águas do Alto Alentejo, a empresa intermunicipal que quase há três anos (foi constituída no final de setembro de 2022) tomou conta da gestão de água de abastecimento público no nosso concelho, em Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel.
A questão foi levantada na última reunião de Cãmara pelo vereador Vítor Filipe (PSD), que quis saber a razão da substituição de contadores. A explicação, dada pelo presidente da Câmara de Gavião, é simples: a AAA estava a deixar de faturar muita água devido ao facto de os contadores estarem já muito para além do seu prazo de validade (8 anos), com alguns em funcionamento há 25 anos. Ou seja, a AAA estava a perder dinheiro e era pelos contadores velhos que as perdas ocorriam em massa. Por isso, investiu em novos contadores (que ainda não são inteligentes, como já acontece em alguns concelhos portugueses). O que quer dizer que havia muitos consumidores que estavam em sobfaturação e que a partir desta mudança vão começar a pagar de facto a água que estão a consumir...
A AAA é responsável pelo abastecimento público de água, incluindo a captação, a elevação, a adução, o armazenamento e a distribuição para consumo público, bem assim como o saneamento de águas residuais urbanas, sendo sua competência, nesta última área. a drenagem, elevação, tratamento e rejeição de águas residuais urbanas através das redes fixas (e também a recolha e o transporte de lamas de fossas sépticas). Está no horizonte a AAA vir a ser também responsável pela recolha e tratamento do lixo urbano.
Não é à toa que "cada gota conta" é o lema das Águas do Alto Alentejo.
Não esquecer também que ainda vivemos num território onde há disponível água de borla nas muitas fontes que temos por aí.