É certo que a junta de freguesia de Galveias (1061 habitantes) não é exemplo pois tem um património e rendimentos que mais nenhuma junta do país tem 4 mil hectares de terra e quatro dezenas de prédios urbanos um pouco por todo o país, fruto da herança da família Marques Ratão. Uma junta que emprega uma centenas de pessoas e que por si só lidera a economia local.
Não surpreende, por isso, que tenha desde 2007 o melhor parque aquático do Alto Alentejo, aqui a 35 minutos de carro da Comenda. Um parque que parece ter sido ontem inaugurado.
Mas Galveias não se limita a ter o melhor parque aquático, também o tem em funcionamento sem falhas. Limpeza, serviços, equipamentos...tudo ao mais alto nível e por um módico preço. Só a sinalética exterior falha.
Aqui, não é só a força do dinheiro que "trabalha", dá para perceber que também está lá o rigor e a excelência num serviço público de alta qualidade. Dá uma certa inveja.
Outras freguesias, como as nossas, não tiveram a sorte de ter um Marques Ratão mas se tivessem mais oxigénio insuflado pela Câmara Municipal certamente podiam fazer mais e melhor. Em serviços mínimos e com rédea curta teremos sempre mais do... menos.
Comparar o que se vê neste parque aquático de Galveias com o que se passa na Ribeira da Venda nem devia ser permitido... É como por frente a frente o PSG com o Clube Gavionense.