O que mudou no edifício hoje de O Choupinho

 


Cerca de 60 anos, ou até mais, separam estas duas imagens relativas a uma casa icónica do atual Largo de Nossa Senhora das Necessidades, onde funciona hoje o café O Choupinho.

A primeira imagem dá-nos conta de uma tourada à vara larga no então conhecido como Largo do Ti Cortês.

"Isto para a malta de hoje têm de dizer que foi tirado onde hoje é o largo do café Choupinho pois o Choupinho é a casa em frente dantes taberna do ti Cortês no largo das bombas da gasolina ... Tempos da Comenda com gente, boas festas, bons bailes, boas comédias e até cinema ,bons casamentos e batizados boas comedanças, amêndoas e ervelhanas e às vezes....muitas poucas vezes lá vinha uns tostõeszitos também misturados com as ditas  e vai de empurra empurra  e sei lá mais o quê...", comentou Luís Guedelha numa publicação de Fernanda Pires.

"Dizem  certas línguas ...tempos de miséria... Mas o povo cantava e bailava mesmo estafado de trabalhar de sol a sol... Alguns ainda até com o tal candeeiro a petróleo até as moscas encolhiam as patas ao jantar apanhadas pela colher e ....bota abaixo", acrescentou o Luís.

"Ainda muito novinho assisti a algumas touradas com o meu pai e até no sítio onde hoje está a padaria antes era um quintal ou algo parecido e era  do ti Gueifão e da ti Cremilde pais do Fernando Gueifão. Nesse tal quintal estive eu com o meu pai e o pai do Zé Russo debaixo duma carroça de rodado grande com aro de ferro pois  nessa altura já lá estavam as bombas da gasolina a tourada foi feita ali. Assisti mais tarde a outras touradas mas no largo que nos chamávamos da Cidadela da Boa Vista, ou seja, junto ao largo da casa do ti João Herculano perto da cabine da luz", são ainda memórias de Luís Guedelha.

A casa original será secular já e, como se vê, apenas foi alteada, passando a ter um telhado de quatro águas. O edifício ao lado, que servia de bancada para a tourada, mantém o perfil original.